SUJEITOS, VISÕES E INTERPRETAÇÕES SOBRE A MATERIALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UFAC

Palavras-chave: Política de Cotas. Acesso e Democratização do Ensino Superior. Universidade Federal do Acre.

Resumo

O estudo verifica os resultados e efeitos da materialização da Lei 12.711/2012,
denominada como Lei de Cotas, na Universidade Federal do Acre/Ufac Campus Sede, Rio Branco,
considerando a análise das vozes dos egressos beneficiários da referida política. Para tanto, aplicou-
se um questionário estruturado a partir de perguntas semiestruturadas, as quais foram elaboradas por
meio da plataforma digital Survey Monkey. Os dados obtidos foram processados com auxílio dessa
plataforma e, em seguida, foram sistematizados para que fossem realizadas as análises dos
resultados e efeitos da política de cotas, procedimento realizado com auxílio metodológico da síntese
de Análise de Conteúdo, baseada em Flick (2009), e na Abordagem do Ciclo de Políticas de Ball
(1994). O estudo sobre a realidade investigada indica que os resultados e efeitos apresentam um
cenário de uma materialização positiva na realidade em investigação, a considerar a percepção e
vozes dos egressos que trazem como marcas o fato de serem pertencentes a grupos que, até então,
não vislumbravam possibilidades efetivas de acessar a universidade pública e nela permanecer para
realizar um percurso formativo exitoso.

Biografia do Autor

Jessiane Gisele Barroso da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Professora da Rede Estadual de Ensino de Rio Branco/AC, vinculada à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, atuando na disciplina de Arte.

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Acre

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Acre. Professor Substituto da Universidade Federal do Acre (UFAC), vinculado ao Centro de Educação Letras e Artes (CELA), atuante na área de Fundamentos da Educação.

Mark Clark Assen de Carvalho, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação (PUC-SP). Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Rede/EDUCANORTE. Bolsista Capes no programa de cooperação acadêmica/ PROCAD Amazônia UFPR/UFPA/UFAC.

Referências

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos