A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE BEBÊS: REFLEXÕES ACERCA DE ATIVIDADES ANTIRRACISTAS REALIZADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS (SP)

Palavras-chave: Política Pública Antirracista. Construção de Identidade. Reconhecimento. Educação Infantil.

Resumo

A partir do Programa Memória e Identidade: Promoção da Igualdade na Diversidade (Mipid) existente em Campinas (SP), este texto expõe um trabalho realizado no Cemei Margarida Maria Alves, na Educação Infantil, da cidade de Campinas (SP). Pautado em pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativo, esta reflexão foi realizada pelo aporte teórico de Axel Honneth, por meio do conceito de reconhecimento; de D. W. Winnicott, com o conceito de objeto transicional; de Stuart Hall, com a discussão da construção da identidade; cujo escopo foi de mostrar que nessa unidade educacional foi proposta e desenvolvida uma atuação pedagógica no sentido de delimitar a construção da identidade de bebês com base na Lei nº 10.639 de 2003.

Biografia do Autor

Marcus Venícius de Brito Coelho, Universidade Pontifícia Católica (PUC/Campinas)

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade de Campinas - PUC (2016), tendo defendido Dissertação na área de Políticas Públicas, com recorte para àquelas destinadas à discussão da temática das Relações Étnico Raciais. Pós Graduação Lato Sensu em: Educação Motora (1993), pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Gestão Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008); Educação para as Relações Étnicos Raciais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2013). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1989).

Artur José Renda Vitorino, Pontifícia Universidade Católica (PUC/Campinas)

Doutorado e Mestrado em História pela Unicamp. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em História pela Unicamp. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas pertencente ao corpo permanente de seu Programa de Pós Graduação em Educação e das Faculdades de História e de Educação da PUC-Campinas.

Referências

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Publicado
2021-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos