REGGIO EMÍLIA, A CIDADE EDUCADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Reggio Emília. Infância. Atelier. Linguagens. Patrimônio Educacional.

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre a abordagem educativa de Reggio Emília, uma cidade educadora, localizada no norte da Itália. A partir desta experiência, buscou-se compreender os princípios educativos da cidade italiana e as possíveis contribuições para a Educação Infantil no Brasil. A investigação leva em consideração as vivências na primeira infância, os contextos culturais educativos da cidade, a cultura do atelier e os princípios das 100 linguagens à luz das pesquisas do educador Loris Malaguzzi, construtor inicial do projeto educativo em Reggio Emília, que é considerada mundialmente como “a cidade que educa”, tornando-se um patrimônio educacional para os italianos e demais educadores do mundo inteiro, que visitam a cidade como fonte de inspiração para as práticas pedagógicas infantis.

Biografia do Autor

Janaína Oliveira Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2020). Pós - graduada em Metodologia do Ensino Superior (2009/FINOM). MBA em Gestão de Pessoas (2011/UNOPAR). Docência em Educação Infantil (2016/UFOP). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003).

Angelita Aparecida Azevedo Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Supervisão Escolar. Especialista em Gestão de Patrimônio. Bacharel e Licenciada em História. Pedagoga. Psicopedagoga. Desenvolve pesquisas científicas na área de Formação de Professores, Educação de Jovens e Adultos, Ensino e aprendizagem.. É pesquisadora no Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente -FOPROFI, da Universidade Federal de Ouro Preto. Participa do Grupo de Pesquisa GRUPEJA, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

EDWARDS C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil. São Paulo: Porto Alegre, v.1, 1999.

EDWARDS C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil São Paulo: Pensa, v.2, 2016.

REGGIOCHILDREN. Disponível em:https://www.reggiochildren.it/. Acesso em: 10 jun. 2020.

_______________. Regimento das Escolas e Creches para a Infância da Comuna de Reggio Emília. 2ª ed., Jun/2013.

Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência