REGGIO EMÍLIA, A CIDADE EDUCADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O presente artigo apresenta um relato de experiência sobre a abordagem educativa de Reggio Emília, uma cidade educadora, localizada no norte da Itália. A partir desta experiência, buscou-se compreender os princípios educativos da cidade italiana e as possíveis contribuições para a Educação Infantil no Brasil. A investigação leva em consideração as vivências na primeira infância, os contextos culturais educativos da cidade, a cultura do atelier e os princípios das 100 linguagens à luz das pesquisas do educador Loris Malaguzzi, construtor inicial do projeto educativo em Reggio Emília, que é considerada mundialmente como “a cidade que educa”, tornando-se um patrimônio educacional para os italianos e demais educadores do mundo inteiro, que visitam a cidade como fonte de inspiração para as práticas pedagógicas infantis.
References
EDWARDS C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil. São Paulo: Porto Alegre, v.1, 1999.
EDWARDS C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil São Paulo: Pensa, v.2, 2016.
REGGIOCHILDREN. Disponível em:https://www.reggiochildren.it/. Acesso em: 10 jun. 2020.
_______________. Regimento das Escolas e Creches para a Infância da Comuna de Reggio Emília. 2ª ed., Jun/2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).