EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: OS SABERES E FAZERES DA EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
Este texto apresenta uma análise acerca das práticas de educar próprias das experiências socioculturais da comunidade quilombola de Barreiro Grande, partindo da crítica à educação eurocêntrica, bem como apontando os saberes e fazeres dos quilombos como elementos fundamentais para construção de um currículo para a educação escolar quilombola. Para tanto, trazemos inicialmente algumas reflexões sobre os impactos da educação eurocêntrica na formação da identidade quilombola, em seguida apresentamos alguns elementos sobre como as crianças são socializadas na cultura local e por fim, apontamos alguns caminhos para a construção de um currículo para a educação escolar quilombola. A abordagem de pesquisa utilizada foi a etnopesquisa crítica, que se desenvolveu num processo de constante interlocução com os quilombolas.
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: vozes, 2011
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2o. Edição. Petrópolis: Vozes, 2014
ARRUTI, José Maurício. Notas Sobre as Iniciativas Federais em Educação no Contexto das Políticas Públicas para Quilombos IN: Educação escolar quilombola: pilões, peneiras e conhecimento escolar / Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. – Curitiba : SEED –2010.
BRASIL. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE). Documento final. Brasília: MEC, SEA, 2010.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB nº 16/2012, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: CNE/CEB, 2012.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB nº 08/2012, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília: CNE/CEB, 2012.
MACEDO, R. S. A. Atos de currículo e autonomia pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. 1. ed. Petrópolis, RJ: VOZES, 2013.
______. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 5. ed. revisada e atualizada Petrópolis, RJ: VOZES, 2012.
______.Etnopesquisa Crítica, Etnopesquisa-formação. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da.(org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000
__________. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).