EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: OS SABERES E FAZERES DA EXPERIÊNCIA SOCIOCULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR

  • Shirley Pimentel de Souza Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia - IFBA

Resumo

Este texto apresenta uma análise acerca das práticas de educar próprias das experiências socioculturais da comunidade quilombola de Barreiro Grande, partindo da crítica à educação eurocêntrica, bem como apontando os saberes e fazeres dos quilombos como elementos fundamentais para construção de um currículo para a educação escolar quilombola. Para tanto, trazemos inicialmente algumas reflexões sobre os impactos da educação eurocêntrica na formação da identidade quilombola, em seguida apresentamos alguns elementos sobre como as crianças são socializadas na cultura local e por fim, apontamos alguns caminhos para a construção de um currículo para a educação escolar quilombola. A abordagem de pesquisa utilizada foi a etnopesquisa crítica, que se desenvolveu num processo de constante interlocução com os quilombolas.

Biografia do Autor

Shirley Pimentel de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia - IFBA

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias da Bahia, Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia, membro do grupo de pesquisa Nêgo D'água: pesquisas interdisciplinares do Oeste da Bahai.

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Publicado
2017-11-07