A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL À PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Resumo
A educação ganha especial relevo no cenário democrático brasileiro. As demandas sociais, mormente aquelas de participação popular ascendem ao debate democrático. O ser social, eivado de competências dialéticas políticas, centrado em critérios educacionais se revela como precursor de uma sociedade moderna, pluralista e participativa. Este trabalho, portanto, tem como objetivo tratar da importância da educação na construção da cidadania e na participação popular. Para tanto, apontamentos de ordem filosófica, jurídica e da ciência política serão desenvolvidos. O artigo aborda a educação como pré-condição para o desenvolvimento da democracia, realizando por fim, uma análise da educação no Brasil e sua influência no processo democrático, chegando-se a conclusão de que a educação é um dos instrumentos basilares à construção e manutenção do processo democrático brasileiro.
Referências
ARENDT. H. Entre o passado e o futuro. São Paulo. Tradução de Mauro W. Barbosa. Perspectiva. 2016.
BERLIN, I. Dois conceitos de liberdade. in: Id. Estudos sobre a humanidade: uma antropologia de ensaios. HARDY, H. e HAUSHEER, R. (orgs.). São Paulo: Companhia das letras, 2002.
BOLÍVAR, A. Educar democráticamente para una ciudadanía activa. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2016.
CASTELLS, M. Ruptura. A Crise da Democracia Liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CATINI, C. R; MELLO, CAVALCANTI, G. M. C. ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 137, p. 1177-1202, Dec. 2016 .
CLÈVE, C. M. A teoria constitucional e o direito alternativo (para uma dogmática constitucional emancipatória). Uma vida dedicada ao Direito. Homenagem a Carlos henrique de Carvalho. O editor dos juristas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
E RIKER, W. H. Liberalism against Populism. In: DAHL, R.; SHAPIRO, I.; CHEIBUB, J. A. (eds.). Democracy sourcebook. London: MIT Press, 2003.
FILGUEIRAS. J. M. A educação Moral e Cívica e sua produção didática: 1969-1993. PUC/SP. 2006. Dissertação de mestrado. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/10549. Acesso em: 20 abr. 2020.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.
HABERMAS, J. A inclusão do outro. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
______. Direito e democracia: entre facticidade e validade. V. 1, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HEY, Juliane. WINTER, L. A. C.; MALISKA, M. A. O Capital Cultural como Óbice à Efetivação dos Direitos Fundamentais à Educação. In: GOMES, E. B.; WINTER, L. A. C. (Org.). Efetividade dos Direitos Econômicos. Sociais e Culturais em uma Sociedade em Crise. 1 ed. Curitiba: Instituto Memória, 2016, v. 1.
LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as Democracias Morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Tradução de: Francisco Cock Fontanella, Piracicaba: Unimep, 1996.
LIPSET, S. M. Algunos requisitos sociales de la democracia: desarrollo económico y legitimidad política. In: AA.VV. Diez textos básicos de ciencia política. Madrid: Ariel, 2001.
LORENZETTO, B. M; KOZICKI, K. Constituindo a constituição: entre paradoxos, razões e resultados. Revista Direito GV, v. 11, p. 623-648, 2015.p. 627.
MOGILKA, M. Educar para a democracia. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 119, p. 129-146, 2003.
MÜLLER, F. Que grau de exclusão social pode ser tolerado por um sistema democrático? Revista da procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, trad. Peter Naumann, ed. Esp., out., 2000.
NOVAIS, J. R. Contributo para uma teoria do estado de direito: do estado de direito liberal ao estado social e democrático de direito. Coimbra: Coimbra, 1987.
O’DONNELL, G.. Democracia delegativa. Novos estudos. n. 31, out., p. 25-40, 1991
PRZEWORSKI, A.; ALVAREZ, M. E.; CHEIBUB, J. A.; LIMONGI, F. Economic development and political regimes. In: DAHL, R.; SHAPIRO, I.; CHEIBUB, J. A. (eds.). Democracy sourcebook. London: MIT Press, 2003.
RUNCIMAN, D. Como a Democracia Chega ao Fim. São Paulo: Todavia, 2018.
SCHIER, P. R.. Presidencialismo de coalizão: contexto, formação e elementos na democracia brasileira. Juruá Editora, 2017.
SILVA, S.; MURARO, D. Natal. RELAÇÕES ENTRE DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE. LENPES-PIBID de Ciências Sociais - UEL. Edição Nº. 5, Vol. 1, jan./dez. 2015. Inserida em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/
STOKES, S. C. Patologías de la deliberación. In: ELSTER, Jon (ed.). La democracia deliberativa. Barcelona: Gedisa, 2001. p. 161-182.
TEIXEIRA, A. L. F. UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA―sob o signo da precariedade. Revista Encontros, 2015, 13.24: 57-72.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).