A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO ESSENCIAL À PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Abstract
A educação ganha especial relevo no cenário democrático brasileiro. As demandas sociais, mormente aquelas de participação popular ascendem ao debate democrático. O ser social, eivado de competências dialéticas políticas, centrado em critérios educacionais se revela como precursor de uma sociedade moderna, pluralista e participativa. Este trabalho, portanto, tem como objetivo tratar da importância da educação na construção da cidadania e na participação popular. Para tanto, apontamentos de ordem filosófica, jurídica e da ciência política serão desenvolvidos. O artigo aborda a educação como pré-condição para o desenvolvimento da democracia, realizando por fim, uma análise da educação no Brasil e sua influência no processo democrático, chegando-se a conclusão de que a educação é um dos instrumentos basilares à construção e manutenção do processo democrático brasileiro.
References
ARENDT. H. Entre o passado e o futuro. São Paulo. Tradução de Mauro W. Barbosa. Perspectiva. 2016.
BERLIN, I. Dois conceitos de liberdade. in: Id. Estudos sobre a humanidade: uma antropologia de ensaios. HARDY, H. e HAUSHEER, R. (orgs.). São Paulo: Companhia das letras, 2002.
BOLÍVAR, A. Educar democráticamente para una ciudadanía activa. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social (RIEJS), 2016.
CASTELLS, M. Ruptura. A Crise da Democracia Liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CATINI, C. R; MELLO, CAVALCANTI, G. M. C. ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA. Educ. Soc., Campinas, v. 37, n. 137, p. 1177-1202, Dec. 2016 .
CLÈVE, C. M. A teoria constitucional e o direito alternativo (para uma dogmática constitucional emancipatória). Uma vida dedicada ao Direito. Homenagem a Carlos henrique de Carvalho. O editor dos juristas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
E RIKER, W. H. Liberalism against Populism. In: DAHL, R.; SHAPIRO, I.; CHEIBUB, J. A. (eds.). Democracy sourcebook. London: MIT Press, 2003.
FILGUEIRAS. J. M. A educação Moral e Cívica e sua produção didática: 1969-1993. PUC/SP. 2006. Dissertação de mestrado. Disponível em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/10549. Acesso em: 20 abr. 2020.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.
HABERMAS, J. A inclusão do outro. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
______. Direito e democracia: entre facticidade e validade. V. 1, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
HEY, Juliane. WINTER, L. A. C.; MALISKA, M. A. O Capital Cultural como Óbice à Efetivação dos Direitos Fundamentais à Educação. In: GOMES, E. B.; WINTER, L. A. C. (Org.). Efetividade dos Direitos Econômicos. Sociais e Culturais em uma Sociedade em Crise. 1 ed. Curitiba: Instituto Memória, 2016, v. 1.
LEVITSKY, S.; ZIBLATT, D. Como as Democracias Morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
KANT, I. Sobre a pedagogia. Tradução de: Francisco Cock Fontanella, Piracicaba: Unimep, 1996.
LIPSET, S. M. Algunos requisitos sociales de la democracia: desarrollo económico y legitimidad política. In: AA.VV. Diez textos básicos de ciencia política. Madrid: Ariel, 2001.
LORENZETTO, B. M; KOZICKI, K. Constituindo a constituição: entre paradoxos, razões e resultados. Revista Direito GV, v. 11, p. 623-648, 2015.p. 627.
MOGILKA, M. Educar para a democracia. Cad. Pesqui., São Paulo , n. 119, p. 129-146, 2003.
MÜLLER, F. Que grau de exclusão social pode ser tolerado por um sistema democrático? Revista da procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre, trad. Peter Naumann, ed. Esp., out., 2000.
NOVAIS, J. R. Contributo para uma teoria do estado de direito: do estado de direito liberal ao estado social e democrático de direito. Coimbra: Coimbra, 1987.
O’DONNELL, G.. Democracia delegativa. Novos estudos. n. 31, out., p. 25-40, 1991
PRZEWORSKI, A.; ALVAREZ, M. E.; CHEIBUB, J. A.; LIMONGI, F. Economic development and political regimes. In: DAHL, R.; SHAPIRO, I.; CHEIBUB, J. A. (eds.). Democracy sourcebook. London: MIT Press, 2003.
RUNCIMAN, D. Como a Democracia Chega ao Fim. São Paulo: Todavia, 2018.
SCHIER, P. R.. Presidencialismo de coalizão: contexto, formação e elementos na democracia brasileira. Juruá Editora, 2017.
SILVA, S.; MURARO, D. Natal. RELAÇÕES ENTRE DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO NA OBRA DE PAULO FREIRE. LENPES-PIBID de Ciências Sociais - UEL. Edição Nº. 5, Vol. 1, jan./dez. 2015. Inserida em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/
STOKES, S. C. Patologías de la deliberación. In: ELSTER, Jon (ed.). La democracia deliberativa. Barcelona: Gedisa, 2001. p. 161-182.
TEIXEIRA, A. L. F. UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA―sob o signo da precariedade. Revista Encontros, 2015, 13.24: 57-72.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).