CIDADANIA NO CONTEXTO DA POBREZA: PERSPECTIVAS PARA PENSAR O CURRÍCULO ESCOLAR

Palavras-chave: Pobreza. Cidadania. Educação. Curriculo escolar.

Resumo

Neste texto vamos pensar  algumas contribuições para o  currículo escolar, a partir das reflexões sobre o conceito de Pobreza, Educação e Cidadania. Para tanto, vamos acolher as reflexões que as leituras  nos proporcionou durante a realização do curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal do Tocantis (2018-2019). Pensaremos como é consolidado o processo do exercício da cidadania e como a escola e o processo educacional  pode contribuir para como afirma Paulo Freire (2011), em seu livro Pedagogia do Oprimido, o processo de humanização é (des)humanização dos sujeitos. Este texto é de cunho bibliográfico, e  o objetivo é apresentar uma discussão sobre os caminhos que currículo escolar pode percorrer para entender os sujeitos, suas contribuições para o currículo e seu lugar de fala na sociedade e no exercício de sua cidadania. Metodologicamente nos ancoramos em  Paulo Freire (2011), Miguel Arroyo (2014; 2014) dentre outros. Como resultado esperamos contribuir com professores e pesquisadores na área da educação a pensar sobre construção do currículo escolar, levando em consideração as observações locais para  um currículo que contemple as demandas da escola pública.

Biografia do Autor

Davi Pereira Gomes, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras: Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT - 2016), possui pós -  graduação em Arte-Educação e é mestrando do Programa de pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) também pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É professor da educação básica pela Secretária de Educação, Juventude e Esportes. Seduc/TO.  

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In. SACRISTÁN, José Gimeno (Org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

ARROYO, Miguel Gonzalez; SILVA, Maurício Roberto. (Org.). Trabalho-infância. Petrópolis: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Corpos precarizados que interrogam nossa ética profissional. In: ARROYO, Miguel Gonzales; SILVA,Maurício Roberto. (Org.). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 23-54.

FREIRE,Paulo.Pedagogia do Oprimido. 50.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2011.

___________.Educação como Prática de Liberdade. 50.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIMENO SACRISTÁN, José (Org.). Saberes e incertezas do currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

LEÃO REGO,Walquíria D.; PINZANI,Alessandro. Dossiê 10 anos do programa bolsa família: Autonomia. Revista de ciências Sociais, João pessoa, n. 38, p. 13-19, abril de 2013.

LEÃO REGO, Walquíria, PINZANI,Alessandro. Pobreza e Cidadania. Curos de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social: modulo I. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2014.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado
2020-11-24
Seção
Artigos