CIDADANIA NO CONTEXTO DA POBREZA: PERSPECTIVAS PARA PENSAR O CURRÍCULO ESCOLAR
Abstract
Neste texto vamos pensar algumas contribuições para o currículo escolar, a partir das reflexões sobre o conceito de Pobreza, Educação e Cidadania. Para tanto, vamos acolher as reflexões que as leituras nos proporcionou durante a realização do curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal do Tocantis (2018-2019). Pensaremos como é consolidado o processo do exercício da cidadania e como a escola e o processo educacional pode contribuir para como afirma Paulo Freire (2011), em seu livro Pedagogia do Oprimido, o processo de humanização é (des)humanização dos sujeitos. Este texto é de cunho bibliográfico, e o objetivo é apresentar uma discussão sobre os caminhos que currículo escolar pode percorrer para entender os sujeitos, suas contribuições para o currículo e seu lugar de fala na sociedade e no exercício de sua cidadania. Metodologicamente nos ancoramos em Paulo Freire (2011), Miguel Arroyo (2014; 2014) dentre outros. Como resultado esperamos contribuir com professores e pesquisadores na área da educação a pensar sobre construção do currículo escolar, levando em consideração as observações locais para um currículo que contemple as demandas da escola pública.
References
ARROYO, Miguel Gonzalez. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In. SACRISTÁN, José Gimeno (Org). Saberes e Incertezas sobre o Currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
ARROYO, Miguel Gonzalez; SILVA, Maurício Roberto. (Org.). Trabalho-infância. Petrópolis: Vozes, 2014.
ARROYO, Miguel Gonzalez. Corpos precarizados que interrogam nossa ética profissional. In: ARROYO, Miguel Gonzales; SILVA,Maurício Roberto. (Org.). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 23-54.
FREIRE,Paulo.Pedagogia do Oprimido. 50.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2011.
___________.Educação como Prática de Liberdade. 50.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIMENO SACRISTÁN, José (Org.). Saberes e incertezas do currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
LEÃO REGO,Walquíria D.; PINZANI,Alessandro. Dossiê 10 anos do programa bolsa família: Autonomia. Revista de ciências Sociais, João pessoa, n. 38, p. 13-19, abril de 2013.
LEÃO REGO, Walquíria, PINZANI,Alessandro. Pobreza e Cidadania. Curos de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social: modulo I. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2014.
SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).