PRÁTICAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE: SABERES, APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS

Palavras-chave: Educação Superior. Práticas de Ensino. Formação do Docente Universitário.

Resumo

A universidade é um espaço de formação profissional das gerações ao longo dos anos. Deste modo, o presente texto objetiva apresentar e debater o estado de conhecimento realizado sobre trabalho e da formação do docente universitário - que teve como corpus analítico os trabalhos publicados nos Anais da ANPED, no Grupo de Trabalho (GT) 4 – Didática, com recorte temporal de 2002-2015. Buscou-se problematizar os relatos de pesquisas que envolvessem o docente que atua no ensino superior. Os resultados revelaram que há um movimento crescente de estudos sobre essa temática em um GT que se debruça sobre as questões relacionadas às teorias e práticas de ensino. Dentre as publicações analisadas, algumas sinalizam que a prática docente universitária se apoia em múltiplos saberes, aprendizagens e experiências construídas ao longo da trajetória pessoal e acadêmica desse profissional, sejam elas formais ou não-formais.

 

Biografia do Autor

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Educação. Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Jataí (UFJ). 

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação. Pós-doutoranda – Bolsista PNPD/CAPES – PUC/RS. Docente do Câmpus Universitário do Araguaia (CUA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Pedagógicas. Doutor em Gestão do Conhecimento. Docente do Centro de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

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Publicado
2020-05-22