PRÁTICAS DE ENSINO NA UNIVERSIDADE: SABERES, APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS
Abstract
A universidade é um espaço de formação profissional das gerações ao longo dos anos. Deste modo, o presente texto objetiva apresentar e debater o estado de conhecimento realizado sobre trabalho e da formação do docente universitário - que teve como corpus analítico os trabalhos publicados nos Anais da ANPED, no Grupo de Trabalho (GT) 4 – Didática, com recorte temporal de 2002-2015. Buscou-se problematizar os relatos de pesquisas que envolvessem o docente que atua no ensino superior. Os resultados revelaram que há um movimento crescente de estudos sobre essa temática em um GT que se debruça sobre as questões relacionadas às teorias e práticas de ensino. Dentre as publicações analisadas, algumas sinalizam que a prática docente universitária se apoia em múltiplos saberes, aprendizagens e experiências construídas ao longo da trajetória pessoal e acadêmica desse profissional, sejam elas formais ou não-formais.
References
ALVES, Nilda. Formação de professores: pensar e fazer. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
BAIBICH-FARIA, Tania Maria; MENEGUETTI, Francis Kanashiro. Metodologia do ensino superior ou ética da ação do professor? Anais da 29. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt04-1897.pdfAcesso em: 18 abr. 2016.
BARBOSA, Manuel. Figuras da racionalidade pedagógica para uma epistemologia do ofício de educador. Revista de Educação. v. VII, n. 2, 1998.
BRITO, Talamira Taita Rodrigues; CUNHA, Ana Maria de Oliveira. A cultura acadêmica e os saberes produzidos na docência universitária. FONSECA, Selva Guimarães. (org.). Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Alínea, 2007.
BROILO, Cecília Luiza. (Con)formando o trabalho docente: a ação pedagógica na Universidade. Anais da 29. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT04-1665--Int.pdf. Acesso em: 14 abr. 2016.
BRZEZINSKI, Iria (coord.). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
CRUVINEL, Belarmina Vilela. A formação e profissionalização docentes: um estudo nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2013. 2015. 115 p. Relatório de pesquisa – Bolsa de Licenciatura/Prograd. Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, 2015.
DIDRIKSSON, Axel Contexto global y regional de la educación superior en América Latina y el Caribe. GAZZOLA, Ana Lúcia.; DIDRIKSSON, Axel. (orgs.). Tendencias de la educación superior en América Latina y el Caribe. Caracas: IESALC/Unesco, 2008. Disponível em: http://www.iesalc.unesco.org.ve/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=408&lang=es Acesso em: 04 ago. 2011.
FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. Escolha profissional e prática docente: o discurso de professores do ensino superior privado. Anais da 27. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2004. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt04-1897.pdfAcesso em: 10 abr. 2016.
FERREIRA, Dilma Santana de Faria; SANTOS, Lindalva Pessoni dos. A função social das universidades públicas no contexto atual. 2011. Disponível em:
GAUTHIER, Clermont. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: SILVA, Marilda da (org). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003.
MANARELLI, Mara Eliza do Nascimento. Relação professor-aluno: uma reflexão sobre a discriminação no espaço escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC), Cacoal, 2006.
MASETTO, Marcos Tarciso. (org). Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 1998.
NEZ, Egeslaine de. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales; ANDRÉ, Marli. A prática de ensino de didática no Brasil: introduzindo a temática. In: SILVA, Marilda da (org). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: caderno de didática. São Paulo: UNESP, Pró-reitoria de Graduação, 2003.
OLIVEIRA, Aline Carrijo de. Língua portuguesa: minidicionário. Blumenau: Vale das Letras, 2011.
OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. Balanço das pesquisas sobre o docente do ensino superior: estado do conhecimento nos Anais da Anped entre 2002 – 2015. Anais da 38. reunião científica da ANPEd. São Luiz, 2017. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT04_997.pdf. Acesso em: 14 jun. 2019.
PEDROSO, Maísa Beltrame. A (re) significação das aprendizagens na aula universitária da educação superior. Anais da 30. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2007. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt04-3505-int.pdf. Acesso em: 10 abr. 2016.
PINTO, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves. A docência na educação superior: saberes e identidades. Anais da 28. reunião científica da ANPEd. Caxambu, 2005. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca/item/docencia-na-educacao-superior-saberes-e-identidades-0. Acesso em: 11 abr. 2016.
RIOS, Terezinha. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/26. Acesso em> 12 jun. 2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo educacional. Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.
ROSSATO, Ricardo. Humanismo na universidade em tempos de globalização. PEREIRA, Elizabete Monteiro Aguiar. Universidade e educação geral: para além da especialização. Campinas: Alínea, 2007.
SANTOS, Cenilza Pereira dos; SOARES, Sandra Regina. Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. São Paulo, 2011. Disponível em:
SANTOS, Nayenne Helsan. Saberes docentes nas pesquisas em Didática: um estudo nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2013. 2016. 49 p. Relatório de pesquisa – Bolsa de Licenciatura/Prograd. Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
VILARINHO, Lucia Regina G. O ensino de didática em cursos de pós-graduação: reconstruindo uma trajetória. 2002. Trabalho apresentado no GT Didática - 4. Anais da 25ª Reunião Científica da ANPEd. Caxambu, Set-Out de 2002. Disponível em:http://www.anped.org.br/sites/default/files/4_o_ensino_de_didatica_em_cursos_de_pos-graduacao.pdf. Acesso em: 20 abr. 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).