LITERATURA DE AUTOAJUDA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DO SUCESSO NA OBRA "O SUCESSO ESTÁ NO EQUILÍBRIO"
Resumo
O presente artigo tem por objetivo descrever e interpretar os efeitos do sentido de sucesso no interior da literatura de autoajuda. Dessa forma, visando circunscrever o campo de investigação, escolhemos o livro O sucesso está no equilíbrio por esse ter em seu título uma suposta evidência do sentido de sucesso. Tal obra, por se inscrever na literatura de autoajuda, é largamente difundida, vendida e, portanto, facilmente encontrada em bancas de jornais e em demais estabelecimentos em nossa sociedade, oferecendo recursos para se fazer e alcançar o sucesso. Por esse item lexical ter um sentido muito amplo e hodiernamente ser substancialmente empregado em muitas produções discursivas e, consequentemente, indiciar uma movimentação nas relações de forças na sociedade brasileira, buscamos um lugar segundo o qual pudéssemos empreender a análise de seus possíveis sentidos em um determinado espaço discursivo. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teóricos e os consagrados métodos de investigação desenvolvidos pela Análise do Discurso francesa derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e seus colaboradores.
Referências
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
COURTINE, J-J. A análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos, SP, EdUFSCar, 2009.
DUARTE, S. Subjetividade e identidade na literatura de autoajuda. Goiânia: DEPECAC –UFG/FUNAPE, 2012.
ECO, U; BONAZZI, M. Mentiras que parecem verdades. Trad. Giacomina Faldini. São Paulo: Summus, 1980.
MARTELLI, C. G. Autoajuda e Gestão de Negócios: uma parceria de sucesso. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.
OLIVEIRA, S. F. P. Discurso, gênero e argumentação na auto-ajuda de Shinyashiki. (Tese de Doutorado). Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2006.
ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
ORLANDI, E. Terra à vista - Discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
ORLANDI, E. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos 4ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
PAYER. M. O. “Linguagem e sociedade contemporânea. Sujeito, mídia, mercado”. Revista Rua, No. 11. Labeurb/Nudecri/UNICAMP, 2005.
PÊCHEUX, M. [1969]. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani [et. al.] 4 ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
PÊCHEUX, M. [1975]. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.
PÊCHEUX, M. [1983] O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2006.
SOARES, T. B. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
SORJ, B. A Nova Sociedade Brasileira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
WONG, R. O sucesso está no equilíbrio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).