LITERATURA DE AUTOAJUDA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS EFEITOS DO SUCESSO NA OBRA "O SUCESSO ESTÁ NO EQUILÍBRIO"

Résumé

O presente artigo tem por objetivo descrever e interpretar os efeitos do sentido de sucesso no interior da literatura de autoajuda. Dessa forma, visando circunscrever o campo de investigação, escolhemos o livro O sucesso está no equilíbrio por esse ter em seu título uma suposta evidência do sentido de sucesso. Tal obra, por se inscrever na literatura de autoajuda, é largamente difundida, vendida e, portanto, facilmente encontrada em bancas de jornais e em demais estabelecimentos em nossa sociedade, oferecendo recursos para se fazer e alcançar o sucesso. Por esse item lexical ter um sentido muito amplo e hodiernamente ser substancialmente empregado em muitas produções discursivas e, consequentemente, indiciar uma movimentação nas relações de forças na sociedade brasileira, buscamos um lugar segundo o qual pudéssemos empreender a análise de seus possíveis sentidos em um determinado espaço discursivo. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teóricos e os consagrados métodos de investigação desenvolvidos pela Análise do Discurso francesa derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e seus colaboradores.

Biographie de l'auteur

Thiago Barbosa Soares, UFT

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor nos cursos de Graduação em Letras e de Pós-Graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa. 

Références

BRUNELLI, A. F. "O sucesso está em suas mãos": análise do discurso de auto-ajuda. (Tese Doutorado em Linguística), Departamento de Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.
COURTINE, J-J. A análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos, SP, EdUFSCar, 2009.
DUARTE, S. Subjetividade e identidade na literatura de autoajuda. Goiânia: DEPECAC –UFG/FUNAPE, 2012.
ECO, U; BONAZZI, M. Mentiras que parecem verdades. Trad. Giacomina Faldini. São Paulo: Summus, 1980.
MARTELLI, C. G. Autoajuda e Gestão de Negócios: uma parceria de sucesso. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006.
OLIVEIRA, S. F. P. Discurso, gênero e argumentação na auto-ajuda de Shinyashiki. (Tese de Doutorado). Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2006.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
ORLANDI, E. Terra à vista - Discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
ORLANDI, E. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos 4ª ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
PAYER. M. O. “Linguagem e sociedade contemporânea. Sujeito, mídia, mercado”. Revista Rua, No. 11. Labeurb/Nudecri/UNICAMP, 2005.
PÊCHEUX, M. [1969]. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani [et. al.] 4 ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
PÊCHEUX, M. [1975]. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009.

PÊCHEUX, M. [1983] O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2006.

SOARES, T. B. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
SORJ, B. A Nova Sociedade Brasileira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
WONG, R. O sucesso está no equilíbrio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Publiée
2021-06-28