O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: NA CONTRAMÃO DOS DIREITOS SOCIAIS?

Palavras-chave: Ensino Superior. Direitos Sociais. Contrarreforma do Estado. Mercantilização das Políticas Sociais.

Resumo

Este artigo discorre, a partir de uma leitura marxista sobre o ensino superior no Brasil, sobre as conquistas contidas no texto constitucional de 1988, as políticas de acesso e permanência na Universidade e como estas – conquistas constitucionais e políticas – são brutalmente atacadas pela contrarreforma do Estado e pela lógica da financeirização e mercantilização das políticas sociais desde a década de 1990 até os dias atuais. Nesse aspecto, o artigo apresenta, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como a expansão da mercantilização do ensino superior tem se colocado na contramão dos direitos sociais, em consonância com os mecanismos/processos de autovalorização, oligopolização e financeirização do capital.

Biografia do Autor

Cleudiaude Martins Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Política Social. Especialista em Desenvolvimento Social, pelo TCE/MT. Atua no projeto de pesquisa "Trabalho, Pobreza e Desigualdade Social, na atual Geopolítica latino-americana", na PROPeq (UFMT). Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 2019.  

Ruteléia Cândida de Souza Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS/UFMT). Docente do Departamento de Serviço Social, com atuação, principalmente, no estudo das seguintes temáticas: trabalho, pobreza e desigualdade social na América Latina; economia política; conservadorismo; educação superior; métodos e técnicas de pesquisa. Membro do grupo de pesquisa Trabalho e Sociabilidade.

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Publicado
2021-12-16