O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: NA CONTRAMÃO DOS DIREITOS SOCIAIS?
Abstract
Este artigo discorre, a partir de uma leitura marxista sobre o ensino superior no Brasil, sobre as conquistas contidas no texto constitucional de 1988, as políticas de acesso e permanência na Universidade e como estas – conquistas constitucionais e políticas – são brutalmente atacadas pela contrarreforma do Estado e pela lógica da financeirização e mercantilização das políticas sociais desde a década de 1990 até os dias atuais. Nesse aspecto, o artigo apresenta, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como a expansão da mercantilização do ensino superior tem se colocado na contramão dos direitos sociais, em consonância com os mecanismos/processos de autovalorização, oligopolização e financeirização do capital.
References
AGAPITO, Ana Paula Ferreira. Ensino superior no Brasil: expansão e mercantilização na contemporaneidade. Revista Temporalis. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Brasília: ABEPSS, ano 16, n. 32, jul.-dez. 2016, p. 123-140. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/17589. Acesso em: 24 jun. 2019.
ALMEIDA, Silvia Maria Leite de. Acesso à educação superior no Brasil: uma cartografia da legislação de 1824 a 2003. 2006, 389f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Faculdade de Educação (FE). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Porto Alegre: UFRS/FE/PPGE, 2006.
ANDRÉ, Tamara Cardoso. Reforma do ensino médio: desobrigação do Estado? Revista Olh@res. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Guarulhos: UNIFESP, v. 6, n. 1, mai. 2018, p. 130-145. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/724. Acesso em: 24 jun. 2019.
BANCO MUNDIAL. La ensenãnza superior: las lecciones derivadas de la experiência. Washington: Banco Mundial, 1995.
BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
BOSCHETTI, Ivanete; TEIXEIRA, Sandra Oliveira. O fardo do radical ajuste fiscal para a classe trabalhadora sob a ótica das despesas do orçamento da seguridade social. In: Anais... XVI Encontro de Pesquisadores de Serviço Social 2018. Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistências e Serviço Social. Sessão temática: Política Social e Serviço Social. Mesa coordenada Ajuste fiscal, fundo público e seguridade social no Brasil recente, 2018, Vitória. Vitória, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), 02 a 07 de dezembro de 2018, p. 01-19. Disponível: http://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22082/14591. Acesso em: 02 ago. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 abr. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas emendas constitucionais nos 1/1992 a 99/2017, pelo Decreto legislativo nº 186/2008 e pelas emendas constitucionais de revisão nos 1 a 6/1994. 53. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018. Disponível em: bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/.../constituicao_federal_30anos_53ed.pdf?...158. Acesso em: 03 de jun. 2019.
BRETTAS Tatiana. Capitalismo dependente, neoliberalismo e financeirização das políticas sociais no Brasil. Revista Temporalis: revista virtual da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Brasília: ABEPSS, ano 17, n. 34, jul-dez. 2017, p. 53-76. Disponível em: http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/rodrigo.castelo/politica-social-ii-2018.2/tatiana-brettas-capitalismo-e-financeirizacao-das-politicassociais/view. Acesso em: 22 mai. 2019.
CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Revista Educação e Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, CEDES/UNICAMP, n. 111, abr.-jun. 2010, p. 481-500. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n111/v31n111a10.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.
DIAS, Bruno Francisco Batista; MARIANO, Sandra Regina Holanda; CUNHA, Robson Moreira. Educação básica na América Latina: uma análise dos últimos dez anos a partir dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo (FACCT). Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro: FACCT/UFF, v. 11, n. 4. jul-set. 2017, p. 1-26. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/4417/441753228002/index.html. Acesso em: 25 jun. 2019.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro, 2010.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ministério da Educação (MEC). Censo da Educação Superior. 2018. Brasília: INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.
LEHER, Roberto. Um novo senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Revista Outubro. [on-line]. São Paulo, n. 3, jul.-dez. 1999, p. 19-30. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Revista-Outubro-Edic%CC%A7a%CC%83o-3-Artigo-03.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
LEHER, Roberto. A Universidade reformada: atualidade para pensar tendências da educação superior 25 anos após sua publicação. Revista Contemporânea de Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: UFRJ, v. 8, n. 16, ago-dez. 2013, p. 305-329. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1702. Acesso em: 18 mar. 2019.
LEHER, Roberto; VITTÓRIA, Paolo; MOTA, Vânia Cardoso. Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil. Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador: UFBA, v. 9, n.1, abr. 2017, p. 14-24. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21792. Acesso em: 17 abr. 2019.
MÉSZÁROS, István. O século XXI: socialismo ou barbárie? São Paulo: Boitempo, 2003.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
ONU. Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948. Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em: 15 jul. 2019.
OSORIO, Jaime. O Estado no centro da mundialização: a sociedade civil e o tema do poder. São Paulo: Outras Expressões, 2014.
PEREIRA, Tarcísio Luiz; GIARETA, Paulo Fioravante. O FIES e a política de expansão do ensino superior privado brasileiro. In: Anais... XIII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE). VI Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA). Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed). Fundação Carlos Chagas (FCC). Curitiba, 2016, p. 10.390-10.407. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24416_12875.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.
SILVA, Ruteléia Cândida de Souza; CASTRO, Thalita Pavani Vargas de. Faces da política educacional brasileira no processo de mercantilização das políticas sociais. In: Anais... XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social. Em tempos de radicalização do capital, lutas, resistência e Serviço Social. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). Vitória, v. 16, n. 1, 02 a 07 de dezembro de 2018, p. 1-15. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/abepss/article/view/22552. Acesso em: 22 jun. 2019.
SILVA, Ruteléia Cândida de Souza. A economia política da pobreza na atual trama conjuntural brasileira: conservadorismo, (des)caminhos, contradições e interdições no horizonte da transformação social. 2018. 450f. Tese (Doutorado em Política Social). Programa de Pós-Graduação em Política Social PPGPS, Universidade Federal do Espírito Santo UFES, Vitória, 2018.
TRASPADINI, Roberta Sperandio. A dialética da dependência contemporânea: a educação como mercadoria. Revista Rebela. Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis: IELA/UFSC, n.1, jan./abr– 2018, p. 28-45. Disponível em: https://rebela.emnuvens.com.br/pc/article/view/387. Acesso em: 01 jun. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).