A RELAÇÃO ENTRE LÍNGUA E CULTURA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NO ESTADO DO TOCANTINS: QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

Palavras-chave: Língua. Cultura. Sociedade. Quebradeiras de Coco Babaçu.

Resumo

Neste trabalho, apresentaremos as relações entre língua, cultura e sociedade, além de analisar a língua como instrumento de manifestação de um discurso e preservação da identidade cultural. Dessa forma, o objetivo deste estudo é fazer uma reflexão acerca da língua enquanto mecanismo de representação cultural, artística e discursiva das Quebradeiras de Coco Babaçu, cidade de São Miguel, no Estado do Tocantins. Para isso, algumas perguntas norteadoras foram feitas para este estudo: a) Como estão impregnadas as manifestações culturais das Quebradeiras de Coco Babaçu de São Miguel, no Estado do Tocantins, nos gêneros literários produzidos por estas comunidades tradicionais?; b) Como essa população se articula quanto à preservação da sua memória e identidade?; c) E, a partir da língua, como as Quebradeiras de Coco Babaçu de São Miguel fazem para disseminar a conscientização ambiental e a preservação da natureza dentro do espaço que fazem parte?. No estudo, utilizaremos alguns materiais e procedimentos metodológicos, tais como, entrevistas semiestruturadas, pesquisas de campo e coleta de dados no ambiente no qual essas mulheres vivem. Com este estudo, esperamos destacar a relação que a língua e a cultura exercem na manifestação de um discurso. Com este estudo, nota-se que a língua e a cultura estão intrinsicamente ligadas à manifestação do discurso em uma sociedade, sendo a língua, nesse processo, uma ferramenta dinâmica e ativa; e a cultura um objeto vivo imbuído de identidade e erudição, símbolo de luta e resistência, principalmente, a favor da preservação ambiental. Para aporte teórico deste estudo e melhor aprofundamento do assunto, nos amparamos em autores como Lyons (1981), Câmara Jr. (1975), Saussure (1975), Camargo (2018), Mintz (1982), Morin (1991) e Orlandi (2015).

Biografia do Autor

Nicole Kennia Leite Souza, Escola Municipal Professor Antônio Farias

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Professora na Escola Municipal Professor Antônio Farias. 

Rodrigo Vieira do Nascimento, Unitins

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Estado do Tocantins (UFT). Professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Referências

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

BESSA, Bráulio: Poesia que transforma. 1. ed. São Paulo: Sextante, 2018.

CÂMARA JR. Joaquim Mattoso. Língua e cultura. Revista Letras - ISSN 0100-0888 (versão impressa) e 2236-0999 (versão eletrônica).

CAMARGO, Orson. "Cultura"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/cultura-1.htm. Acesso em 24 de setembro de 2019.

CHOMSKY, Noam. Linguagem e mente: pensamentos atuais sobre antigos problemas. Tradução Lúcia Lobato. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

COSTA, M.A. Estruturalismo. In: MARTELOTTA, M.E. (Org.) et al. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 13° ed. Lisboa: Presença, 2007.

GOMES et al. Boas Práticas: babaçu. 1° ed. V. 1. São Paulo: Fundo Vale, 2012.

FRAZER, James Georger; MORGAN, Lewis Henry; TYLOR, Edward Burnett. Evolucionismo cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FURTADO, Clécia Maria Nóbrega Marinho et al. Língua - Sociedade - Cultura: uma relação indissociável. 14. ed. João Pessoa: Principia, 2006.

LABOV, William.Padrões sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

LYONS, John. Linguagem e linguística: uma introdução. Rio de Janeiro: Ltc, 1981.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas Ltda, 2017.

MIQCB. Disponível em: https://www.miqcb.org/. Acesso em. 24 de set. 2019.

MINTZ, Sidney W. Cultura: uma visão antropológica. Tradução James Emanuel de Albuquerque. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

MORIN, Edigar. O método IV. As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Publicações Europa-América. Biblioteca Universitária, 1991. Trad. Emílio Campos Lima.

NASI, Lara. O conceito de língua: um contraponto entre a Gramática Normativa e a Linguística. Maringá, Revista Urutágua, N° 13, ISSN 1519.6178, 2007.

FILHO, Aderval Costa; Mendes, Ana Beatriz Vianna. Direitos dos povos e comunidades tradicionais. 1° ed. Belo Horizonte: UFMG, 2013

PEROVANO, Dalton Gean. MANUAL DE METODOLOGIA CIENTIFICA. São Paulo: Juruá, 2014.
SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. Trad. De Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 1995.

SILVA, Paulo Cesar Garré; SOUSA, Antonio Paulino de. Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 10, n. 3, set/dez.2017.

ORLANDI, Eni. Análise do Discurso: Princípios e procedimentos. 5. ed. Rio de Janeiro: Pontes Editores, 2015.
Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos