BRINCADEIRA COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender o brincar como uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento da criança. A pesquisa de cunho bibliográfica, realizada a partir dos procedimentos da pesquisa qualitativa, levantadas a partir da seleção aleatória dos artigos científicos publicados em periódicos, e livros da biblioteca da Unitins. A base teórica inclui autores como: Araújo (2016), Almeida e Ferreira (2018), Santos, Costa e Martins (2015), Pessoa (2012), Carara (2017), Fiscarelli (2017), Freitas e Corso (2016), Freitas (2009), Brasil (1997), Friedmann (2012), Paraná (2014), Paraná (2016), Cunha (2005), Ortiz e Carvalho (2012), Piaget (1974). Nesse contexto, é possível afirmar que a utilização das brincadeiras como metodologia de ensino possibilita que a criança desenvolva valores e sentimentos morais e éticos, fundamentais para o convívio harmonioso da sociedade, aprendendo a respeitar o espaço do outro, mediante o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, afetiva, motora e intelectual.
Referências
ALMEIDA, Ana Raquel Silva; FERREIRA, Victor Silva. A importância do brincar no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 115-126, 2018. Disponível em: http://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/801/738. Acesso em: 02 setembro 2019.
ARAUJO, Maria Betânia Francisca de Albuquerque. Jogos Educativos Para Dispositivos Móveis Ao Alcance Da Aprendizagem Significativa No Processo De Ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado) – Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21054. Acesso em: 02 de setembro 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 29 de agosto 2019.
CARARA, M. L. Dificuldade de aprendizagem e vulnerabilidade social sob a percepção da comunidade escolar. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos: Escola, Violência e Garantia de Direitos, da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2017. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Mariane.pdf. Acesso em: 12 de setembro de 19.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.I.], v. 2, n. 1, p. 31-39, dec. 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454/333. Acesso em: 06 de setembro de 19.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
FREITAS, Clariane do Nascimento de; CORSO, Helena Vellinho. A psicopedagogia na educação infantil: o papel das brincadeiras na prevenção das dificuldades de aprendizagem. Rev. psicopedag. São Paulo. v. 33, n. 101, p. 206-216, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000200010. Acesso em 02 set. 2019.
FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, adaptação e inclusão; 1. ed., São Paulo, Ed. moderna, 2012.
ORTIZ, Cisele; Carvalho, Maria Tereza Venceslau de. Interações: ser professor de bebês: cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012.
PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE; Produções Didático- Pedagógicas. Versão Online ISBN 978-85-8015-079-7; Cadernos PDE volume II. Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_port_pdp_mirian_izabel_tullio.pdf.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE; produções didático-pedagógico. Volume II, Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edfis_uenp_adaoschmidtpapi.pdf. Acesso em: 17 de setembro de 2019.
PESSOA, Marília de Abreu. O lúdico enquanto ferramenta no processo ensino–aprendizagem. 2012. Monografia. (Programa de Pós-graduação) Instituto de educação física e esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/d29/90c275473bda99568a457a9bce3d384a.pdf. Acesso em: 02 de setembro 2019.
PIAGET, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação.Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
SANTO, C. C. S.; Costa, L. F.; Martins, E. A prática educativa lúdica: uma ferramenta facilitadora na aprendizagem na educação infantil. Ensaios Pedagógicos; Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, ISSN 2175-1773 – dezembro de 2015. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n10/ARTIGO6.pdf. Acesso em: 05 de setembro 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).