BRINCADEIRA COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I
Abstract
Este trabalho tem como objetivo compreender o brincar como uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento da criança. A pesquisa de cunho bibliográfica, realizada a partir dos procedimentos da pesquisa qualitativa, levantadas a partir da seleção aleatória dos artigos científicos publicados em periódicos, e livros da biblioteca da Unitins. A base teórica inclui autores como: Araújo (2016), Almeida e Ferreira (2018), Santos, Costa e Martins (2015), Pessoa (2012), Carara (2017), Fiscarelli (2017), Freitas e Corso (2016), Freitas (2009), Brasil (1997), Friedmann (2012), Paraná (2014), Paraná (2016), Cunha (2005), Ortiz e Carvalho (2012), Piaget (1974). Nesse contexto, é possível afirmar que a utilização das brincadeiras como metodologia de ensino possibilita que a criança desenvolva valores e sentimentos morais e éticos, fundamentais para o convívio harmonioso da sociedade, aprendendo a respeitar o espaço do outro, mediante o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais, afetiva, motora e intelectual.
References
ALMEIDA, Ana Raquel Silva; FERREIRA, Victor Silva. A importância do brincar no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Revista de Pós-graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 115-126, 2018. Disponível em: http://www.fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/801/738. Acesso em: 02 setembro 2019.
ARAUJO, Maria Betânia Francisca de Albuquerque. Jogos Educativos Para Dispositivos Móveis Ao Alcance Da Aprendizagem Significativa No Processo De Ensino-aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado) – Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/21054. Acesso em: 02 de setembro 2019.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 29 de agosto 2019.
CARARA, M. L. Dificuldade de aprendizagem e vulnerabilidade social sob a percepção da comunidade escolar. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos: Escola, Violência e Garantia de Direitos, da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2017. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Artigo-Mariane.pdf. Acesso em: 12 de setembro de 19.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
FISCARELLI, Rosilene Batista de Oliveira. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.I.], v. 2, n. 1, p. 31-39, dec. 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454/333. Acesso em: 06 de setembro de 19.
FREITAS, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
FREITAS, Clariane do Nascimento de; CORSO, Helena Vellinho. A psicopedagogia na educação infantil: o papel das brincadeiras na prevenção das dificuldades de aprendizagem. Rev. psicopedag. São Paulo. v. 33, n. 101, p. 206-216, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000200010. Acesso em 02 set. 2019.
FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, adaptação e inclusão; 1. ed., São Paulo, Ed. moderna, 2012.
ORTIZ, Cisele; Carvalho, Maria Tereza Venceslau de. Interações: ser professor de bebês: cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: Blucher, 2012.
PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE; Produções Didático- Pedagógicas. Versão Online ISBN 978-85-8015-079-7; Cadernos PDE volume II. Paraná, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unicentro_port_pdp_mirian_izabel_tullio.pdf.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE; produções didático-pedagógico. Volume II, Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edfis_uenp_adaoschmidtpapi.pdf. Acesso em: 17 de setembro de 2019.
PESSOA, Marília de Abreu. O lúdico enquanto ferramenta no processo ensino–aprendizagem. 2012. Monografia. (Programa de Pós-graduação) Instituto de educação física e esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/d29/90c275473bda99568a457a9bce3d384a.pdf. Acesso em: 02 de setembro 2019.
PIAGET, J. A epistemologia genética e a pesquisa psicológica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação.Trad. Alvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.
SANTO, C. C. S.; Costa, L. F.; Martins, E. A prática educativa lúdica: uma ferramenta facilitadora na aprendizagem na educação infantil. Ensaios Pedagógicos; Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET, ISSN 2175-1773 – dezembro de 2015. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n10/ARTIGO6.pdf. Acesso em: 05 de setembro 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).