JOGOS, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO SEXUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação infantil. Aprendizagem. Jogos. Brincadeiras. Sexualidade.

Resumo

O presente artigo buscou verificar os contributos dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças da educação infantil, investigando se podem contribuir enquanto ferramentas para a implementação da educação sexual. O refencial teórico priorizou autores que versam acerca dos jogos, sendo empregado para alcance do objetivo uma pesquisa qualitativa descritiva, mais precisamente um estudo de caso, estudo este que foi realizado em uma escola municipal da cidade de Bambuí-MG, no qual participaram 42 crianças, com idade entre 4 e 5 anos, duas professoras e uma supervisora. Diante das informações obtidas durante a pesquisa pode-se concluir que os educadores da escola pesquisada utilizam jogos e brincadeiras para auxiliá-los no processo de ensino aprendizagem e reconhecem seus benefícios. A experiência vivenciada durante a pesquisa permitiu identificar a existência de algumas dificuldades enfrentadas pelos educadores ao realizarem novas atividades com  seus alunos. Apesar disso, os jogos e brincadeiras quando previamente planejados oferecem maior possibilidade de aprendizagem e desenvolvimento aos alunos da educação infantil, bem como proporcionam mais tranquilidade e segurança aos educadores, podendo ser empregadas enquanto ferramentas pedagógicas no implemento de projetos de educação sexual.

Biografia do Autor

Keila Isabel Botan, UNESP

Mestranda em Educação Sexual pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara. Psicóloga Clínica e Organizacional.

Andreza Marques de Castro Leão, UNESP

Docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-Unesp, orientadora e vice-coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual.

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Publicado
2020-03-31