ASPECTOS TEÓRICO-PRÁTICOS DO CURRÍCULO DE ARTE NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Palavras-chave: Currículo. Currículo de Arte. Educação em Tempo Integral. Teoria Crítica.

Resumo

O objetivo desse artigo é o de verificar a relação existente entre o currículo construído na perspectiva da Teoria Crítica e o currículo desenvolvido em uma Escola de Tempo Integral de Palmas/TO. Como base teórica, foi escolhida a Teoria Crítica na concepção de Apple (2006), Giroux (1986) e Silva (2007). Este trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa, que realizou uma coleta de dados através de uma entrevista semiestruturada com dois professores de Arte. Os resultados das falas dos professores mostraram que eles reconhecem a importância da Arte na matriz curricular e a importância de se ter um currículo de Arte. No entanto, a falta de conhecimento sobre as teorias do currículo faz com que a concepção de currículo não seja ampliada.

Biografia do Autor

Adriana dos Reis Martins, UFT

Professora doutora adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins, atuando como professora de estágio supervisionado, tendo como pesquisa a formação de professores para Educação Básica.

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Publicado
2020-05-22