APROVEITAMENTO DA ÁGUA PLUVIAL NUMA ESCOLA DA BAHIA: ATIVIDADE DE MODELAGEM

Palavras-chave: Captação de água. Ensino de matemática. Índice pluviométrico.

Resumo

Este relato de experiência descreve uma atividade de modelagem, numa escola pública do interior da Bahia, com o objetivo de investigar a captação de água pluvial para utilização na escola que sofre com a falta de água. É um estudo de cunho qualitativo, por isso assume um texto descritivo que evolui para contribuições geradas pela participação de um professor de matemática e seus alunos, numa atividade matemática que passa da observação à participação, na tentativa de auxiliar na resolução de problemas enfrentados pela escola. As aprendizagens revelaram que a escola pode ser beneficiada, num futuro próximo, por uma política que propicie a captação da água pluvial, dado o elevado índice pluviométrico da localidade em que se situa aquela escola. Além disso, sugere-se, a partir da atividade realizada na escola, que outras atividades de modelagem sejam planejadas, partindo da observação e registro dos alunos acerca dos problemas presentes na própria realidade escolar.

Biografia do Autor

José Lucas Matias de Eça, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando no Curso de Pós-graduação em Educação Ciências e Matemática-PPGECM. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Luciano Melo Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestrando no Curso de Pós-graduação em Educação Ciências e Matemática-PPGECM. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação, Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Visitante-adjunta na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora. Professora Adjunta UFRB. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática - PPGECM – UESC.

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Publicado
2020-05-22