APROVEITAMENTO DA ÁGUA PLUVIAL NUMA ESCOLA DA BAHIA: ATIVIDADE DE MODELAGEM
Abstract
Este relato de experiência descreve uma atividade de modelagem, numa escola pública do interior da Bahia, com o objetivo de investigar a captação de água pluvial para utilização na escola que sofre com a falta de água. É um estudo de cunho qualitativo, por isso assume um texto descritivo que evolui para contribuições geradas pela participação de um professor de matemática e seus alunos, numa atividade matemática que passa da observação à participação, na tentativa de auxiliar na resolução de problemas enfrentados pela escola. As aprendizagens revelaram que a escola pode ser beneficiada, num futuro próximo, por uma política que propicie a captação da água pluvial, dado o elevado índice pluviométrico da localidade em que se situa aquela escola. Além disso, sugere-se, a partir da atividade realizada na escola, que outras atividades de modelagem sejam planejadas, partindo da observação e registro dos alunos acerca dos problemas presentes na própria realidade escolar.
References
BACCI, D. de La C.; PATACA, E.M. Educação para a água. Estudos Avançados [online], v. 22, n.63, p. 211-226, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142008000200014&script=sci_ abstract&tlng=pt. Acesso em: jan. 2020.
BASAGLIA, C.M.; CEOLIN, A.J. Modelagem matemática na captação da água da chuva em um colégio estadual do estado do Paraná. Cadernos PDE [online], v.1, p.4-26, 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/ cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-campomourao_mat_ artigo_cristina_marta_basaglia.pdf. Acesso em: jan. 2020.
BIEMBENGUT, M.S. Modelagem na educação matemática e na ciência. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. v. 1. 367p.
______. Modelagem matemática & resolução de problemas, projetos e etnomatemática: pontos confluentes. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, p. 197-219, nov. 2014.
______; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria J. Alvarez, Sara B S. e Telmo M. Baptista. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Brasília, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ LEIS/L9433.htm. Acesso em: jan. 2020.
______. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: MEC, 2017.
______. Caderno da Prova ENEM. Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: INEP/MEC, 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/ enem/provas/2012/caderno_enem2012_dom_a marelo.pdf. Acesso em: 22 maio 2017.
______. Entenda a sua Nota no ENEM. Guia do Participante. Brasília: INEP/MEC, 2012. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/ enem/guia_ participante/2013/guia_do_participante_notas.pdf. Acesso em: 4 jun. 2017.
______. Relatório Pedagógico Enem 2011-2012. Diretoria de Avaliação da Educação Básica – DAEB. Brasília: INEP/MEC. Ficha técnica 2015. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/. Acesso em: 10 jun. 2017.
______. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARMINATI, N. L. Modelagem matemática: uma proposta de ensino possível na escola pública. 2008. Artigo científico – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campina Grande do Sul – PR.
CHAVES,C. M.S. et al. Água: um projeto de ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (CIEM), VIII. Disponível em : http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/10/PO58980270097.pdf; Acesso em: jan. 2020.
CLIMATEMPO. Climatologia Taperoá-Bahia. Disponível em: https://www.climatempo.com.br/climatologia/5787/taperoa-ba. Acesso em: jan. 2020.
DEBOITA, M.; BACK, N. Consumo de água em bacias sanitárias com a utilização de descarga de duplo acionamento: estudo de viabilidade econômica. 2014. 15f. Artigo (Monografia de Conclusão de Curso) – Curso de Engenharia Civil, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Santa Catarina, 2014. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/2984/1/MicheleDeboita-ProfNestorBack.pdf. Acesso em: jan. 2020.
FLACK, L.S.K. MULLICH, E.P.M. O papel do arquiteto e urbanista frente ao uso sustentável da água das chuvas nas edificações. Revista Destaques Acadêmicos, Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, UNIVATES, v.4, n.4, 2012.
HABITÍSSIMO. Modelos de telhado. Disponível em: https://fotos.habitissimo.com.br/ foto/modelos-de-telhado_65386. Acesso em: jan. 2020.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Taperoá – Bahia, Brasil. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/taperoa/panorama. Acesso em: jan. 2020.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MALDONADO, S.D.; ANDRADE, S.V.R. Modelagem matemática e planilha calc. A água – redescobrindo conceitos matemáticos nas questões ambientais. p.1-30. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1963-8.pdf?PHPSESSID=2010022609222258. Acesso: jan. 2020.
MADRUGA, Z.E.F.; LENHEN, C.A. Construção de maquetes e modelagem matemática: uma sugestão para o ensino fundamental. In: JORNADA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DO VALE DO PARANHANA, IV. Taquara: Rio Grande do Sul, p.1-8, 2013.
REIS, A.S. A economia de água pela utilização de descargas de duplo acionamento: estudo de viabilidade na UEFS. 2010. 74p. (Monografia de Conclusão de Curso) – Curso de Engenharia Civil, Universidade de Feira de Santana, Bahia, 2010. Disponível em: http://civil.uefs.br/DOCUMENTOS/ADRIANA SANTOSREIS.pdf. Acesso em: jan. 2020.
UNESDOC – Digital Library. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2016: água e emprego, resumo executivo. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/ pf0000244040_por. Acesso em: jan. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).