DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM NA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES APOSENTADOS

Palavras-chave: Carreira docente. Desenvolvimento profissional. Socialização profissional.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar o desenvolvimento profissional de professores universitários aposentados, mas que continuaram a desenvolver as suas funções docentes no ensino superior.  Utilizamos a entrevista narrativa com quatro professores de Educação Física que atuaram no ensino superior nos cursos de graduação e ou pós-graduação em Educação Física. As entrevistas foram transcritas na íntegra e para a sua análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo d narrativa. Os dados revelam que os professores não apresentaram grandes dificuldades para lecionar quando diante de novos desafios, seja como professor no início da carreira ou como professor no início do ensino superior. A chegada da aposentadoria foi encarada como precoce para a maioria dos professores e esta não impediu que continuassem na docência.

Biografia do Autor

Gilmar Staviski, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação Física, Doutorando em Educação - UFSC. Instituição de vinculação: Professor do Instituto Federal Catarinense. 

Vitor da Silva Gonçalves, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC

Licenciado em Educação Física, Mestrando em Educação- UFSC. Instituição de vinculação: Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC. 

Victor Julierme Santos da Conceição , Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física, Doutor em Ciências do Movimento Humano-UFRGS. Instituição de vinculação: Universidade Federal de Santa Catarina. 

Francisco Emilio de Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física, Doutor em Educação Física-UFSC. Instituição de vinculação: Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado
2020-05-07