DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM NA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES APOSENTADOS
Résumé
Este trabalho teve como objetivo investigar o desenvolvimento profissional de professores universitários aposentados, mas que continuaram a desenvolver as suas funções docentes no ensino superior. Utilizamos a entrevista narrativa com quatro professores de Educação Física que atuaram no ensino superior nos cursos de graduação e ou pós-graduação em Educação Física. As entrevistas foram transcritas na íntegra e para a sua análise foi utilizada a técnica de análise de conteúdo d narrativa. Os dados revelam que os professores não apresentaram grandes dificuldades para lecionar quando diante de novos desafios, seja como professor no início da carreira ou como professor no início do ensino superior. A chegada da aposentadoria foi encarada como precoce para a maioria dos professores e esta não impediu que continuassem na docência.
Références
BARONE, T. et al. A future for teacher education: developing a strong sense of profissionalism. In: SIKULA, J.; BUTTERY, T. J., GUYTON, E. (Orgs.). Handbook of research on teacher education. New York: Macmillan, 1996, p. 1108-1149.
BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. Educação Física e formação profissional. Revista Digital EFDe-portes, Buenos Aires, v. 10, n. 81, fev. 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/revista digi-tal Acesso em 22/03/2007.
BRAGANÇA, A. B. de S. Aposentadoria: a experiência de professores aposentados do Instituto de Biologia da Unicamp, 2004. Dissertação - (Mestrado em Educação / Gerontologia) – Universidade Estadual de Campinas, 2004.
FEIMAN-NEMSER, S. Staff development and learning to teach. In: Annual Meeting of The Eastern Education Research Associatio, Detroit, 1982.
FERENC, A.V. F. Como o Professor Universitário Aprende a Ensinar? Um estudo na perspectiva da socialização profissional, 2005 – Tese - (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.
FERREIRA, L. M.; KRUG, H. N. Os bons professores formadores de profissionais de Educação Física: características pessoais, histórias de vida e práticas pedagógicas. Kinesis. Santa Maria, v. 2, n. 24, p. 73-96, 2001.
GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
GARSON, G. D. Quantitative Research in Public Administration. 2002. Disponível em: http://www2.chass.ncsu.edu/garson/pa765/narrativ.htm Acesso: 10/06/2007.
GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 141-169.
GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. São Carlos, 1996. Tese (doutorado em Educação.) Centro de Educação e Ciências Hu-manas/Universidade Federal de São Carlos.
GUNTHER, M. C. C. ; MOLINA NETO, V. Formação Permanente de Professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre: uma abordagem etnográfica. Revista Paulista de Educação Física, 14 (1) 72-84, 2000.
HOPF, A. C. O. Fico ou vou embora? – Os sentimentos expressos por professores diante da aposentadoria. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 13. n. 2 p. 81-88, 2. sem., 2002.
HOPF, A. C. O.; CANFIELD, M. S. Profissão docente: estudo da trajetória de professores universitá-rios de Educação Física. Kinesis, Santa Maria, v. 2, n. 24, p. 49-71, 2001.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-61.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2000, p. 31-61.
JANUÁRIO, C. Do pensamento do professor à sala de aula. Coimbra: Livraria Almedina, 1996.
KUNZ, E. A relação teoria /prática no ensino/pesquisa de Educação Física. Motrivivência: Educação Física,Teoria & Prática, v.1, n.8, p.46-54, 1995.
LENGERT, R. O início da carreira docente: um estudo de representações sociais. 2005. f. 178. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, 2005.
LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira dos professores. In: ESTRELA, M. T. (Org).Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997, p. 117-159.
MARTÍNEZ, J. C. M. Formacion del profesorado de secundaria. Estudios Pedagógicos, Valdivia, n. 26, 2000, p. 107-117.
MOLINA NETO, V. A formação profissional em educação física e esportes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.19, n.1, p.31-44, 1997.
MONTEIRO, F. M. A.; MIZUKANI, M. G. N. Professoras das séries iniciais do ensino fundamental: percursos e processos de formação. In: REALI, A. M.M. R.; MIZUKAMI, G. N. (Orgs.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002, p. 175-201.
NASCIMENTO, J. V.; GRAÇA, A. A evolução da percepção de competência profissional de professores de Educação Física ao longo de sua carreira docente. In: Congreso de Educación Física e Ciências do Deporte dos Países de Língua Portuguesa. Congreso Galego de Educación Física, 6-7, 1998. Anais. 1998.
NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. G. N. Processos de formação de professoras iniciantes. Revista Brasi-leira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 217, p. 382-400, set-dez, 2006.
RODRIGUES, L. As Diferentes Fases do Fazer Pedagógico. Enfoque, Rio de Janeiro, v. 3, n. 7, nov. 1992.
SHIGUNOV, V.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. O percurso profissional dos professores de Educação Física. In: SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Orgs.). Educação Física: Conhecimento teórico X prática pedagógica. Porto Alegre: Editora Mediação, 2002. p. 103-152.
SILVA, M. C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. (Org.). Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997, p. 51-80.
STEFFY, B. et al. The model and its application. In: STEFFY, B. et al. Life Cycle of the Career teacher. Califórnia: Corwin Press, 2000. p. 1-25.
STROOT, S. Organizational socialization: factors impacting beginning teachers. In: SILVERMAN, S. J.; ENNIS, C. (Orgs.). Student learning in Physical Education. Human Kinetics, 1996, p. 339-365.
TAVARES, Samila Sathler. Saúde emocional após a aposentadoria. In: NERI, Anita Liberalesso; YASSUDA, Mônica Sanchez (org.). Velhice bem sucedida: aspectos cognitivos e afetivos. Campinas, SP: Papirus, 2003.
VALLE, I. R. A era da profissionalização: formação e socialização profissional do corpo docente de 1ª a 4ª série. Florianópolis, Cidade Futura, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).