INTEGRAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ATRAVÉS DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL
Resumo
O presente artigo relata uma prática de intervenção psicossocial realizada em uma escola pública. O trabalho envolveu professores, estudantes do ensino fundamental e seus respectivos pais e/ou responsáveis. Buscou-se produzir análises coletivas sobre a violência compreendida como fenômeno produzido e reproduzido na esteira de processos históricos, políticos, econômicos e sociais; além disso, objetivou-se promover a chamada integração família-escola. A intervenção foi desenvolvida em contexto grupal. Realizaram-se rodas de conversa, dinâmicas de grupo e sensibilizações. Por meio do o acolhimento de demandas psicossociais no contexto escolar, o trabalho alcançou os seguintes resultados: integração e fortalecimento de vínculos entre participantes; compreensão acerca da existência de múltiplos determinantes na produção da violência; desconstrução de ideias pré-concebidas sobre o conceito de família. Projetam-se futuras intervenções para o acolhimento de complexas demandas psicossociais que têm emergido nos contextos escolares.
Referências
ANTUNES, M. A. M; MEIRA, M. E. Psicologia Escolar Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
BALAZS, G; SAYAD, A. A violência da instituição. In: BOURDIEU, P., et al. A Miséria do mundo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 569-586.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base >. Acesso em 11 Jan. 2020.
DEUSDARÁ, B; ROCHA, M. L. Cartografias da escola: controle e práticas de comunicação em análise. Psicologia & Sociedade, v. 24, n. 2, p. 373-381, 2012. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em 10 Jan. 2020.
EIZIRIK, M; COMERLATO, D. Subjetividade e poder na escola. In: Marisa Eizirik e Denise Comerlato. A escola invisível: jogos de poder, saber, verdade. UFRGS Editora, 2004.
FONSECA, Y. X. F. da; FEITOZA, E. C. D & LIMA, M. F. Fortalecimento do Vínculo Entre Pais e Filhos. In: NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva 30 anos depois: regressão social e hegemonia às avessas. Revista Trabalho Necessário, v. 13, n. 20, 2015. Disponível em: < https://pdfs.semanticscholar.org/4442/74f3a14c5b67c4ffa8d90efa140ae9519d3b.pdf >. Acesso em: 05 Dez. 2019.
LA TAILLE, Y. O sentimento de vergonha e suas relações com a moralidade. Psicología: Reflexao e Crítica, v. 15, n. 1, p. 13-25, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em 27 Nov. 2019.
LANE, S. T. M. A mediação emocional na construção do psiquismo humano. In: LANE, S. T. M; SAWAIA, B. (orgs.). Novas veredas da Psicologia Social. São Paulo, Brasiliense, 1995.
LOURAU, R. Análise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: UERJ, 1993.
MACHADO, A. M. Plantão institucional: um dispositivo criador. Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação. Casa do Psicólogo: São Paulo, p. 117-143, 2007.
MACHADO, A. M. Exercer a Postura Crítica: Desafios no Estágio em Psicologia Escolar. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília , v. 34, n. 3, p. 761-773, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932014000300761&script=sci_arttext >. Acesso em: 30 Nov. 2019.
NASCIMENTO, L. R. Práticas escolares em tempos de turbulência: um olhar para os modos de produção de subjetividade em uma escola pública. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, 2009. Disponível em: < https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/17358/1/Ladislau%20Ribeiro%20do%20Nascimento.pdf>. Acesso em: 18 Dez. 2019.
NASCIMENTO, L. R. Desigualdade racial e fracasso escolar de estudantes negras e negros. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e6401, 28 maio 2019. Disponível em: < https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/6401> Acesso em: 28 Jan. 2020.
NASCIMENTO, L. R. Encontros possíveis entre psicologia e educação para a inclusão escolar. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 6-18, 2019. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em 28 Jan. 2020.
NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010.
ROCHA, M. L. da; BESSA, V. H. OLIVEIRA, A. A. de. Trabalho docente e suas implicações com as práticas psicológicas. In: Anais da 27ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004, pág. 1-7. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/p203.pdf >. Acesso em 18 Dez. 2019.
SHIRASU, M. R.; ARRAES, R. A. Determinantes da evasão e repetência escolar. In: Anais do XLIII Encontro Nacional de Economia, 43, 2015, Florianópolis. Florianópolis: Anpec, 2015. Disponível em: < https://www.anpec.org.br/encontro/2015/submissao/files_I/i12-85f3c3774c3d65741cb278e01e61db39.pdf>. Acesso em 20 Dez. 2019.
SZYMANSKI, H. Trabalhando com famílias. Caderno de Ação, v. 1, p. 1-39, 1992.
SZYMANSKI, H. A família como um locus educacional: perspectivas para um trabalho psicoeducacional. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 81, n. 197, 2000. Disponível em: < http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1316 >. Acesso em 10 Dez. 2019.
TANAMACHI, E.R. & MEIRA, M..M. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: Meira, M.E.M & Antunes, M.A.M. (Orgs.), Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p.11-62. 2003.
THOMÉ, M. L. E; LOPES, M.I. O papel determinante do espaço escolar para o desenvolvimento de uma aluna incluida. Revista Educação-UNG-Ser, v. 12, n. 1, p. 06-14, 2017. Disponível em: < http://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/1963 >. Acesso em: 10 Nov. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).