CURRÍCULO E DIVERSIDADE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Resumo
Este trabalho teve por objetivo conhecer como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, vem formando o pedagogo para atender às diversidades encontradas no contexto educacional. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de levantamento realizada com documentos e com 65 estudantes de Pedagogia que responderam o questionário proposto. O estudo mostrou que a formação docente atual não atende às diversidades encontradas em sala de aula, no que tange à identidade, alteridade, cultura, heterogeneidade, etnia, religião, deficiência entre outros, e que, portanto, a formação deve ser repensada para atender às demandas que a contemporaneidade suscita. Evidenciou ainda que, embora se fale nos documentos sobre a diversidade, esta não tem uma sólida relação teórico-prática, visto que a formação construída pelos alunos se mostra muito frágil para atender às diversidades existentes no contexto escolar. Devido à relevância e à necessidade de discussão desta temática, reconhecemos que a formação inicial e continuada devem estar calcadas nas questões contemporâneas.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Portugal, edições 70, LDA, 2010.
BEZERRA, Paloma Oliveira. Os significados educacionais na proposta da reforma curricular do curso de Pedagogia – UESB/Itapetinga. Monografia (Graduação em Pedagogia): Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, 2010.
BRANDÃO, Carlo Rodrigues. Identidade e etnia: construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
________. Resolução NE/CP nº 01 de 15/05/2006, que institui os Parâmetros Curriculares Nacionais que define a atuação do pedagogo tendo como base a docência. 2006.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
CANDAU, Vera M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p.13-37, 2011.
DERMATINI, Zeila de Brito Fabri; ANTUNES, Fátima Ferreira. Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina. In: CAMPOS, Maria Christina Siqueira de Souza; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da (Orgs.). Feminização do magistério: vestígios do passado que marcam o presente. Bragança Paulista: EDUSF, 2002, p. 69-93.
FRANCO, Maria Amélia R. Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1989.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
LARROSA, Jorge. B. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. Campinas-SP. n.19, jan./abril 2002, p. 20-29.
MOREIRA, Antonio Flávio. Currículo: diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade, v. 23, n. 70, agosto de 2002. p. 15-38.
MOREIRA, Antonio Flávio.; CÂMARA, Michelle J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: Antonio Flávio; CANDAU, Vera M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p.38-66.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand, 2012.
____________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 16 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2009.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.
NOGUEIRA Solange Nascimento. Etnopesquisa e interatividade na formação de professores: saberes docentes em rede. Salvador: EDUNEB, 2012.
PINTO, Maria das Graças Gonçalves. O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professores. Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 32, n. 01, 2010, p. 111-117.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: HALL, Stuart; SILVA, Tomaz Tadeu da Silva Identidade e diferença: perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2009, p. 73-102.
VEIGA, Ilma Passos A. Docência como atividade profissional. VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas – São Paulo: Papirus, 2008, p. 13-21.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis – RJ: vozes, 2009, p.7-72.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).