CURRÍCULO E DIVERSIDADE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

Palavras-chave: Formação docente. Identidade. Complexidade na educação.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo conhecer como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Itapetinga, vem formando o pedagogo para atender às diversidades encontradas no contexto educacional. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de levantamento realizada com documentos e com 65 estudantes de Pedagogia que responderam o questionário proposto. O estudo mostrou que a formação docente atual não atende às diversidades encontradas em sala de aula, no que tange à identidade, alteridade, cultura, heterogeneidade, etnia, religião, deficiência entre outros, e que, portanto, a formação deve ser repensada para atender às demandas que a contemporaneidade suscita. Evidenciou ainda que, embora se fale nos documentos sobre a diversidade, esta não tem uma sólida relação teórico-prática, visto que a formação construída pelos alunos se mostra muito frágil para atender às diversidades existentes no contexto escolar. Devido à relevância e à necessidade de discussão desta temática, reconhecemos que a formação inicial e continuada devem estar calcadas nas questões contemporâneas.

Biografia do Autor

Saionara Souza Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga.

Lúcia Gracia Ferreira, ufrb

Doutora em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

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Publicado
2020-05-07