A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS COOPERATIVOS NA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavras-chave: Lúdico. Crianças. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Amazônia.

Resumo

O presente artigo trata da utilização do lúdico como ferramenta de ensino aprendizagem na Educação em Direitos Humanos, na Educação Infantil. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a aplicação de circuito de jogos cooperativos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Donatila Santana Lopes, localizada no Distrito de Mosqueiro – Belém - Pará, em duas turmas do Jardim II no ano de 2017, uma denominada turma controle onde utilizou-se apenas a exposição oral da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na outra turma denominada turma de intervenção lúdica, além da exposição oral aplicamos o circuito de jogos cooperativos em Direitos Humanos. Os resultados apontam para a eficiência da aplicação de atividades lúdicas no auxílio ao processo de aprendizagem em Direitos Humanos. Conclui-se que mesclar aula expositiva com jogos cooperativos na educação infantil no ensino dos direitos humanos pode representar uma alternativa valiosa no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem sobre essa temática.

Biografia do Autor

Karen Vanessa Raiol Bittencourt, Escola Municipal de Educação Infantil Mosqueiro

Pós-graduação em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFPA).  Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UEPA). Professora da Escola Municipal de Educação Infantil Mosqueiro Pedagoga da Escola Estadual de Ensino Fundamental Inglês de Souza.

Nivia Maria Vieira Costa, IFPA

Doutora em Educação (UFC). Pós-Doutora em Educação de Adultos (Universidade de Coimbra). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA.

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Publicado
2020-12-15