A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS COOPERATIVOS NA AMAZÔNIA PARAENSE
Resumen
O presente artigo trata da utilização do lúdico como ferramenta de ensino aprendizagem na Educação em Direitos Humanos, na Educação Infantil. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a aplicação de circuito de jogos cooperativos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Donatila Santana Lopes, localizada no Distrito de Mosqueiro – Belém - Pará, em duas turmas do Jardim II no ano de 2017, uma denominada turma controle onde utilizou-se apenas a exposição oral da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na outra turma denominada turma de intervenção lúdica, além da exposição oral aplicamos o circuito de jogos cooperativos em Direitos Humanos. Os resultados apontam para a eficiência da aplicação de atividades lúdicas no auxílio ao processo de aprendizagem em Direitos Humanos. Conclui-se que mesclar aula expositiva com jogos cooperativos na educação infantil no ensino dos direitos humanos pode representar uma alternativa valiosa no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem sobre essa temática.
Citas
AFONSO, M. L. M.; ABADE, F. L. Jogos para pensar: educação em direitos humanos e formação para cidadania. Ouro Preto: Autêntica editora, 2013.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secre¬taria Especial dos Direitos Humanos; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; Unesco, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2191-plano-nacional-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28 mai. 2016.
______. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Brasília/DF: Senado Federal.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010.
______. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Diário Oficial da União, Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10889-rcp001-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2016.
______. Ministério da Educação Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de temas transversais da educação básica e integral. Temas contemporâneos Transversais na BNCC: proposta de práticas de implementação. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em: 07 set. 2019.
______. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Centro de documentação e informação. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.
______. Ministério da Educação. Resolução CEB nº5, de 17 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 2009.
BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Programa de Educação em Direitos Humanos na FEUSP, 2007.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
CAJUEIRO, R. L. P. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante.2ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
CORREIA, M. M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. Campinas, SP: Papirus, 2006.
DECLARAÇÃO E PROGRAMA DE AÇÃO DE VIENA, 1993. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/viena/viena.html. Acesso em: 03 jun. 2016.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DO DIREITOS HUMANOS. Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 01 jun. 2016.
FRIEDMANN, A. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão. São Paulo: Moderna, 2012.
KRAMER, S. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 30 mar. 2017.
MENDONÇA, E. F. Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, UFPA, 2016. Disponível em: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/pdf/modulo2.pdf. Acesso em: 14 out. 2016.
SOMMERHALDER, A. & ALVES, F. D. Jogo e a educação da infância: muito prazer em aprender. Curitiba: CRV, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).