FAMÍLIAS E AS SUAS DINÂMICAS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DESENHOS INFANTIS

Palavras-chave: Estudos de Gênero. Infância. Famílias. Pesquisa com crianças. Desenhos.

Resumo

Este artigo traz reflexões acerca das famílias contemporâneas considerando as diferentes dinâmicas familiares a partir da ótica de meninas e meninos. Apresenta dados de pesquisas realizadas por professoras-pesquisadoras em escolas de Educação Infantil da rede de São Paulo. Busca a perspectiva das crianças, a partir dos desenhos e da oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas, percebendo-os como protagonistas que têm muito a nos revelar e falar. A partir da Sociologia da Infância destaca o pressuposto de que a criança é crítica do seu tempo, participante ativa da realidade social, investigadora, elaboradora de hipóteses e participa das transformações do mundo que a cerca. Trata de reflexões que consideram as novas demandas sociais, econômicas e culturais que têm transformado a sociedade, nas quais as crianças participam ativamente.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira Gomes Gibim, Unifesp

Doutoranda em Educação na UNIFESP Guarulhos.

Daniele Duarte Pimenta, Unifesp

Professora da Rede Municipal de São Paulo, integrante do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade (UNIFESP). 

Daniela Finco, Unifesp

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Guarulhos. 

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Publicado
2021-02-24