FAMÍLIAS E AS SUAS DINÂMICAS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DESENHOS INFANTIS
Abstract
Este artigo traz reflexões acerca das famílias contemporâneas considerando as diferentes dinâmicas familiares a partir da ótica de meninas e meninos. Apresenta dados de pesquisas realizadas por professoras-pesquisadoras em escolas de Educação Infantil da rede de São Paulo. Busca a perspectiva das crianças, a partir dos desenhos e da oralidade, considerando as experiências narradas e interpretadas pelos meninos e meninas, percebendo-os como protagonistas que têm muito a nos revelar e falar. A partir da Sociologia da Infância destaca o pressuposto de que a criança é crítica do seu tempo, participante ativa da realidade social, investigadora, elaboradora de hipóteses e participa das transformações do mundo que a cerca. Trata de reflexões que consideram as novas demandas sociais, econômicas e culturais que têm transformado a sociedade, nas quais as crianças participam ativamente.
References
ALANEN, Leena. Estudos feministas/Estudos da infância: paralelos, ligações e perspectivas. In.: RABELLO DE CASTRO, L. Crianças e jovens na construção da cultura. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2001. p. 69-92.
BADINTER, Elisabeth. O conflito: mulher e mãe. Rio de Janeiro: Record, 2011.
BERQUÓ, Elza. Arranjos familiares no Brasil: Uma visão demográfica. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). In: História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea, vol. 4, São Paulo: Companhia das letras, 1998, p. 411-437.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
CASTELLS, Manuel. O fim do patriarcalismo: movimentos sociais, família e sexualidade na era da informação. In: A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol.2 - O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CORRÊA, Sônia. A “política do gênero”: um comentário genealógico. Cadernos Pagu, Campinas, n. 53, 2018.
FINCO, Daniela; SILVA, Adriana Alves; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Feminismo em estado de alerta na educação de crianças pequenas em creches e pré-escolas. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 20, n. 37, p. 2-10, maio 2018.
FARIA, Ana Lúcia G. de e FINCO, Daniela. (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
FINCO, Daniela. Redes Feministas na Universidade: compromisso político e acadêmico na defesa dos direitos das mulheres e das criança pequenas. São Carlos, 2018. IN.: TELES, Maria Amélia de Almeida, SANTIAGO, Flávio e FARIA, Ana Lúcia G. de. Por que a creche é uma luta das mulheres? São Carlos: Editora Pedro & João, 2018, pp. 09-14.
FONSECA, Cláudia. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade. v.14, n.2, maio-ago 2005, p.50-59.
FONSECA, Cláudia e BRITES, Jurema. Ritos de recepção: nomes, batismos e certidões como forma de inscrição da criança no mundo social. In: SOUSA, Sônia Margarida Gomes (Org.). Infância e adolescência: múltiplos olhares. 1 ed. Goiânia: Editora da UCG, 2003.
FORTUNATI, Aldo. A educação infantil como projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família: A experiência em San Miniato. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOBBI, Márcia Aparecida. Lápis vermelho é de mulherzinha: desenho infantil, relações de gênero e educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1997.
GOBBI, Márcia Aparecida. Lápis vermelho é de mulherzinha: vinte anos depois… In: FINCO, Daniela; GOBBI, Márcia; FARIA, Ana Lúcia Goulart (org.). Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica: Associação de leitura do Brasil- ALB; São Paulo: Fundação Carlos Chagas- FCC, 2015, p. 137-162.
GOBBI, Márcia Aparecida. Desenhos de outrora, desenhos de agora: os desenhos das crianças pequenas no acervo Mário de Andrade, Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2004.
HENDRICK, Harry. A criança como actor social em fontes históricas. Problemas de identificação e interpretação”. En: Christensen, Pia; James, Allison (Org.). Investigação com crianças. Perspectivas e Práticas, Porto: Edições Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, pp. 29-54, 2005.
LOSACCO, Silvia. O jovem e o contexto familiar. In: ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amália Faller. (Orgs). Família: Redes, Laços e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez, 2007.
LUCENA, Célia Toledo. Memórias de famílias migrantes: imagens do lugar de origem. Projeto História, São Paulo, (17), nov., 1998, p. 397-413.
OLIVEIRA, Paulo de Sales. Vidas Compartilhadas: cultura e coeducação de gerações na vida cotidiana. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 1999.
QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre a "infância como um fenômeno social". Pro-Posições. 2011, vol.22, n.1, pp.199-211.
SARTI, Cynthia Andersen. A família como ordem simbólica. Psicologia USP, São Paulo, v. 15, n. 3, 2004, p. 11-28.
SARTI, Cynthia Andersen. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Adriana; FARIA, Ana. Lúcia. G. FINCO, Daniela(Org.). "Isso aí é rachismo!" Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras. São Carlos: Pedro & João, 2019.
THERBORN, Göran. Sexo e Poder: a família no mundo 1900-2000. São Paulo: Contexto, 2006.
TOMÁS, Catarina. Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infância. Revista Humanidades e Inovação, v.4, n. 1, p. 13-19, 2017.
TOMÁS, Catarina; SOARES, Natália. F. Nathalia F. O cosmopolitismo infantil: uma causa (sociológica) justa. Actas do V Congresso Português de Sociologia - Sociedades Contemporâneas - Reflexividade e Acção, Universidade do Minho, Braga, vol. II, pp. 349-361, 200f.
VIANNA, Cláudia P. Apresentação. SILVA, Adriana; FARIA, Ana. Lúcia. G. FINCO, Daniela(Org.). "Isso aí é rachismo!" Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas: transformações emancipatórias para pedagogias descolonizadoras. São Carlos: Pedro & João, 2019, pp.7-12.
VIANNA, Cláudia P. e RAMIRES, Lula. A eloquência do silêncio: gênero e diversidade sexual de família vinculados por livros didáticos. Psicologia Política. vol. 8. no 16. jul/dez. 2008, p. 345- 362.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).