A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Valdelina Bezerra dos Santos Universidade Estadual do Tocantins
  • Simara de Sousa Muniz Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Estágio. Experiência. Identidade Profissional. Formação Acadêmica.

Resumo

O presente trabalho é um relato das experiências vividas por meio do estágio, observações e práticas realizadas pela acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unitins, Câmpus Araguatins, desenvolvido a partir da disciplina de Estágio Supervisionado II nos anos iniciais do ensino fundamental, 2° ano da Escola Municipal São Vicente Ferrer. Este relato tem como finalidade compartilhar as experiências vivenciadas pela estagiária durante a realização do estágio supervisionado, com o intuito de contribuir para uma maior reflexão sobre as teorias vistas nas universidades e as práticas realizadas em sala de aula. A metodologia utilizada está pautada na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental a partir de Miranda e Silva (2019) e Severino (2007). Essa pesquisa também está fundamentada na contribuição dos teóricos: Martins e Romanowski (2001); Menegolla e Sant’Anna (2012; 2001); Pimenta e Lima (2012); Severino (2007); Vigotski (2007; 1998; 2001), entre outros. Por meio dos resultados alcançados percebe-se a importância do estágio supervisionado para a formação dos acadêmicos e principalmente do curso de Licenciatura em Pedagogia. É possível afirmar que o estágio é uma etapa essencial e fundamental da graduação, pois é nele que o graduando estabelece relações entre teoria e prática, colocando seu conhecimento em prática e assim construindo sua identidade profissional.

Biografia do Autor

Valdelina Bezerra dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins

Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins (Câmpus Araguatins). 

Simara de Sousa Muniz, Universidade Estadual do Tocantins

Doutoranda na Universidade Federal do Tocantins-UFT.  Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins (2017). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, câmpus de Araguatins. 

Referências

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Publicado
2020-05-22