A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Abstract
O presente trabalho é um relato das experiências vividas por meio do estágio, observações e práticas realizadas pela acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unitins, Câmpus Araguatins, desenvolvido a partir da disciplina de Estágio Supervisionado II nos anos iniciais do ensino fundamental, 2° ano da Escola Municipal São Vicente Ferrer. Este relato tem como finalidade compartilhar as experiências vivenciadas pela estagiária durante a realização do estágio supervisionado, com o intuito de contribuir para uma maior reflexão sobre as teorias vistas nas universidades e as práticas realizadas em sala de aula. A metodologia utilizada está pautada na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental a partir de Miranda e Silva (2019) e Severino (2007). Essa pesquisa também está fundamentada na contribuição dos teóricos: Martins e Romanowski (2001); Menegolla e Sant’Anna (2012; 2001); Pimenta e Lima (2012); Severino (2007); Vigotski (2007; 1998; 2001), entre outros. Por meio dos resultados alcançados percebe-se a importância do estágio supervisionado para a formação dos acadêmicos e principalmente do curso de Licenciatura em Pedagogia. É possível afirmar que o estágio é uma etapa essencial e fundamental da graduação, pois é nele que o graduando estabelece relações entre teoria e prática, colocando seu conhecimento em prática e assim construindo sua identidade profissional.
References
BRASIL. lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_ 03/leis/L9.394.htm>. Acessado em 15 jun. 2019.
______. Ministério da Educação. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 04, de 15 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acessado em 15 jun. 2019.
______. Ministério da Educação. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÂO. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP nº 02, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasilia, 02 de julho de 2015. Disponível em: . Acessado em 15 jun. 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. O ato pedagógico em questão: o que é preciso saber. Inter-Ação, Goiânia, u.17, n.1/2, p.111-125, jan./dez. 1993.
MIRANDA, Denize Lima; SILVA, Denyse Mota da. Práticas de Letramento Literário: o Leitor e a Obra Literária na Construção do Saber. In: JNT - Facit Business and Techonology Journal. v. 1, n. 10, 2019. ISSN 2526-4281. Disponível em: https://jnt.faculdadefacit.edu.br. Acesso em 05 de agosto de 2019.
MENEGOLLA, Maximiliano, SANT' ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
PIMENTA, Selma. G.; LIMA, Maria. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 283-300, maio/ agosto 2010.
SEVERINO. A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. 6. Ed. São Paulo: M. Fontes, 1998.
VYGOTSKY. Lev. Semonovich. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).