O EFEITO DO WORK LIFE BALANCE NA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E NA PROPENSÃO À INOVAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Palavras-chave: Aprendizagem Organizacional. Work Life Balance. Propensão à Inovação; Instituição Pública.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a influência do Work Life Balance (WLB) na Capacidade de Aprendizagem Organizacional (CAO) e a relação de cada um destes constructos com a Propensão à Inovação em um Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia. A pesquisa é descritiva, de levantamento e quantitativa. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário estruturado, obtendo uma amostra de 387 respondentes. Para a análise dos dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais (baseada em covariância com o software AMOS). Concluiu-se que o WLB tem influência positiva na CAO, porém, não apresenta influência direta na Propensão à Inovação, necessitando da presença de outros elementos como a CAO para que se torne um impulsionador desta dimensão. Evidencia-se a importância do desenvolvimento de ações que promovam o WLB em Instituições Públicas, uma vez que este impacta diretamente na CAO e ecoa indiretamente na Propensão à Inovação da organização.

Biografia do Autor

Érica Mazato, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atua como administradora no Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica e gestão de contratos. 

Keitty Aline Wille Becker, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.Graduada em Processos Gerenciais e pós graduada em Gestão Estratégica Empresarial; Administração em Recursos Humanos e Gestão e Tutoria. Atualmente sou supervisora de disciplina nos cursos à distância de Administração e Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tenho experiência como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso para Pós-Graduação e conteudista na elaboração de materiais didáticos para EaD. Experiência organizacional na área de Gestão de Pessoas e rotinas de pessoal. 

Paula Carolina Ferretti, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2019). Especialista em Gestão de Pessoas e Educação a Distância: Gestão e Tutoria pela Uniasselvi Pós-Graduação (2016). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2014). Foi bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd na FURB (2019). Atualmente é Supervisora de Disciplina e tutora externa na modalidade EaD, atuando nos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Administração Pública e Gestão Hospitalar. 

Giancarlo Gomes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau - FURB, com período sanduíche na Universitat de València (Espanha). Mestre em Administração pela Universidade de Blumenau - FURB. Especialização em Sistemas da Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Graduado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Research Fellow na Università degli Studi di Pavia, Itália (CICOPS Fellow, 2020). Professor titular da Universidade de Blumenau - FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado) e Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Doutorado). Tem experiência em gestão acadêmica, atuando como coordenador do PPGAd/FURB (Mestrado em Administração 2019-2021).

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Publicado
2021-10-18