O EFEITO DO WORK LIFE BALANCE NA CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E NA PROPENSÃO À INOVAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar a influência do Work Life Balance (WLB) na Capacidade de Aprendizagem Organizacional (CAO) e a relação de cada um destes constructos com a Propensão à Inovação em um Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia. A pesquisa é descritiva, de levantamento e quantitativa. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário estruturado, obtendo uma amostra de 387 respondentes. Para a análise dos dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais (baseada em covariância com o software AMOS). Concluiu-se que o WLB tem influência positiva na CAO, porém, não apresenta influência direta na Propensão à Inovação, necessitando da presença de outros elementos como a CAO para que se torne um impulsionador desta dimensão. Evidencia-se a importância do desenvolvimento de ações que promovam o WLB em Instituições Públicas, uma vez que este impacta diretamente na CAO e ecoa indiretamente na Propensão à Inovação da organização.

Author Biographies

Érica De Souza Mazato, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atua como administradora no Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica e gestão de contratos. 

Keitty Aline Wille Becker, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração, Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB.Graduada em Processos Gerenciais e pós graduada em Gestão Estratégica Empresarial; Administração em Recursos Humanos e Gestão e Tutoria. Atualmente sou supervisora de disciplina nos cursos à distância de Administração e Gestão de Recursos Humanos no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tenho experiência como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso para Pós-Graduação e conteudista na elaboração de materiais didáticos para EaD. Experiência organizacional na área de Gestão de Pessoas e rotinas de pessoal. 

Paula Carolina Ferretti, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2019). Especialista em Gestão de Pessoas e Educação a Distância: Gestão e Tutoria pela Uniasselvi Pós-Graduação (2016). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi (2014). Foi bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd na FURB (2019). Atualmente é Supervisora de Disciplina e tutora externa na modalidade EaD, atuando nos cursos de Administração, Processos Gerenciais, Administração Pública e Gestão Hospitalar. 

Giancarlo Gomes, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau - FURB, com período sanduíche na Universitat de València (Espanha). Mestre em Administração pela Universidade de Blumenau - FURB. Especialização em Sistemas da Produção pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Graduado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Research Fellow na Università degli Studi di Pavia, Itália (CICOPS Fellow, 2020). Professor titular da Universidade de Blumenau - FURB, atuando no Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado) e Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Doutorado). Tem experiência em gestão acadêmica, atuando como coordenador do PPGAd/FURB (Mestrado em Administração 2019-2021).

References

AGARWAL, U. A. Linking justice, trust and innovative work behavior to work engagement. Personnel Review, v. 43, n. 1, p. 41-73, 2014. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/PR-02-2012-0019/full/html.

ALEGRE, J.; CHIVA, R. Assessing the impact of organizational learning capability on product innovation performance: An empirical test. Technovation, v. 28, n. 6, p. 315–326, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166497207001320.

ALEGRE, J.; PASAMAR, S. Firm innovativeness and work - life balance. Technology Analysis & Strategic Management, v. 30, n. 4, p. 421-433, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09537325.2017.1337091.

AMABILE, T. M. et al. Assessing the work environment for creativity. Academy of management journal, v. 39, n. 5, p. 1154-1184, 1996. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/256995.

BAILYN, L. The impact of corporate culture on work-family integration. Integrating work and family: Challenges and choices for a changing world, v. 209, p. 219, 1997.

BENITO-OSORIO, D.; MUÑOZ-AGUADO, L.; VILLAR, C. The impact of family and work-life balance policies on the performance of Spanish listed companies. Management, v. 17, n. 4, p. 214-236, 2014. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-management-2014-4-page-214.htm.

BEAUREGARD, T. A.; HENRY, L. C. Making the link between work-life balance practices and organizational performance. Human resource management review, v. 19, n. 1, p. 9-22, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S105348220800065X.

BRAGA, R. M. O sucesso do processo de inovação está na integração academia, empresa e governo. Humanidades & Inovação, v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/534.

CALANTONE, R. J.; CAVUSGIL, S. T.; ZHAO, Y. Learning orientation, firm innovation capability, and firm performance. Industrial marketing management, v. 31, n. 6, p. 515–524, 2002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0019850101002036.

CARLSON, D. S.; KACMAR, K. M.; WILLIAMS, L. J. Construction and initial validation of a multidimensional measure of work–family conflict. Journal of Vocational behavior, v. 56, n. 2, p. 249-276, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S000187919991713X.

CEGARRA‐NAVARRO, Juan‐Gabriel; SÁNCHEZ‐VIDAL, Maria‐Eugenia; CEGARRA‐LEIVA, David. Linking unlearning with work–life balance: An initial empirical investigation into SMEs. Journal of Small Business Management, v. 54, n. 1, p. 373-391, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jsbm.12151.

CHIANG, Yun‐Hwa; HUNG, Kuang‐Peng. Team control mode, workers' creativity, and new product innovativeness. R&D Management, v. 44, n. 2, p. 124-136, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/radm.12044.

CHIVA, R.; ALEGRE, J.; LAPIEDRA, R. Measuring organizational learning capability among the workforce. International Journal of Manpower, v. 28, n. 3/4, p. 224–242, 2007. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/01437720710755227/full/html?queryID=13%2F5410103.

CLARK, S. C. Work cultures and work/family balance. Journal of Vocational Behavior, v. 58, n. 3, p. 348-365, 2001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001879100917597.

COHEN, J. Statistical power analysis for the behavioral sciences. New York, NY: Academic Press, 1988.

DOBNI, C. B. Measuring innovation culture in organizations: The development of a generalized innovation culture construct using exploratory factor analysis. European Journal of Innovation Management, v. 11, n. 4, p. 539-559, 2008. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/14601060810911156/full/html.

DODGSON, M. Organizational learning: a review of some literatures. Organization studies, v. 14, n. 3, p. 375-394, 1993. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/017084069301400303.

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Structural equation models with unobservable variables and measurement error: Algebra and statistics. Journal of marketing research, 1981. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/002224378101800313.

GOMES, G.; WOJAHN, R. M. Organizational learning capability, innovation and performance: study in small and medium-sized enterprises (SMES). Revista de Administração (São Paulo), v. 52, n. 2, p. 163-175, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008021072017000200163&script=sci_abstract&tlng=es.

HAIR JR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAIR JR, J. F.; GABRIEL, M. L. D. da S.; PATEL, V. K. Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 44-55, 2014. Disponível em: http://www.revistabrasileiramarketing.org/ojs2.2.4/index.php/remark/article/viewArticle/2718

HAIR JR, J. F. et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage Publications, 2016.

HUHTALA, H.; PARZEFALL, Marjo‐Riitta. A review of employee well‐being and innovativeness: An opportunity for a mutual benefit. Creativity and innovation management, v. 16, n. 3, p. 299-306, 2007.

IFC - INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. (2018). IFC está entre as melhores instituições de ensino superior em Santa Catarina. Disponível em: <http://informativo.ifc.edu.br/ifc-esta-entre-as-melhores-instituicoes-de-ensino-superior-em-santa-catarina/>. Acesso em: 24 jan. 2019.

JAMES, A. Work–life (im) ‘balance’ and its consequences for everyday learning and innovation in the New Economy: evidence from the Irish IT sector. Gender, Place & Culture, v. 18, n. 5, p. 655-684, 2011. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0966369X.2011.601805.

JAMES, A. Work–life ‘balance’, recession and the gendered limits to learning and innovation (or, why it pays employers to care). Gender, Work & Organization, v. 21, n. 3, p. 273-294, 2014.

JEREZ-GOMEZ, P.; CESPEDES-LORENTE, J.; VALLE-CABRERA, R. Organizational learning capability: a proposal of measurement. Journal of business research, v. 58, n. 6, p. 715-725, 2005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296303002431.

JIMÉNEZ-JIMÉNEZ, D.; SANZ-VALLE, R. Innovation, organizational learning, and performance. Journal of business research, v. 64, n. 4, p. 408–417, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296310001906.

KAHN, W. A. To be fully there: Psychological presence at work. Human relations, v. 45, n. 4, p. 321-349, 1992. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/001872679204500402.

KALLIATH, T.; BROUGH, P. Work–life balance: A review of the meaning of the balance construct. Journal of management & organization, v. 14, n. 3, p. 323-327, 2008. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-management-and-organization/article/worklife-balance-a-review-of-the-meaning-of-the-balance-construct/8E9E62E5624CD4AE651C7477FC248C8A.

KALMUK, G.; ACAR, A. Z. The Mediating Role of Organizational Learning Capability on the Relationship Between Innovation and Firm’s Performance: A Conceptual Framework. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 210, p. 164–169, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187704281505702X.

KHALLASH, S.; KRUSE, M. The future of work and work-life balance 2025. Futures, v. 44, n. 7, p. 678-686, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016328712001085.

KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. New York, The Guilford Press, 2005.

LADEIRA, W. J. et al. Avaliação da Escala Measuring Innovation Culture no Contexto Brasileiro. XXVI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. ANPAD, 2010.

PASAMAR, S.; VALLE, R. Antecedents of work–life involvement in work–lifeissues: institutional pressures, efficiency gains or both? The International Journal ofHuman Resource Management, v. 26, n. 8, p. 1130-1151, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09585192.2014.925945.

PRIETO, I.; PEREZ-SANTANA, P. Managing innovative work behavior: the role of human resource practices. Personnel Review, v. 43, n. 2, p. 184-208, 2014. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/PR-11-2012-0199/full/html.

RHEE, J.; PARK, T.; LEE, D. H. Drivers of innovativeness and performance for innovative SMEs in South Korea: Mediation of learning orientation. Technovation, v. 30, n. 1, p. 65–75, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166497209000625.

SAADAT, V.; SAADAT, Z. Organizational learning as a key role of organizational success. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 230, p. 219–225, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042816311296.

SUTANTO, E. M. The influence of organizational learning capability and organizational creativity on organizational innovation of Universities in East Java, Indonesia. Asia Pacific Management Review, v. 22, n. 3, p. 128–135, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1029313215201042.

TAJEDDINI, K.; ALTINAY, L.; RATTEN, V. Service innovativeness and the structuring of organizations: The moderating roles of learning orientation and inter-functional coordination. International Journal of Hospitality Management, v. 65, p. 100–114, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0278431916304698.

TEO, Hock‐Hai et al. Organizational learning capacity and attitude toward complex technological innovations: An empirical study. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 57, n. 2, p. 264-279, 2006.

YEO, R. K.; LI, J. In pursuit of learning: sense making the quality of work life. European Journal of Training and Development, v. 37, n. 2, p. 136-160, 2013. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/03090591311301662/full/html.

Published
2021-10-18