NEOLIBERALISMO E RESTRIÇÃO DE DIREITOS NO BRASIL: NOTAS SOBRE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO E REFORMA DO ESTADO

Palavras-chave: Política Social. Neoliberalismo. Educação a Distância. Mercantilização.

Resumo

O artigo apresenta um debate acerca do papel adotado pelo Estado no desenvolvimento da educação como política social. Com base em uma perspectiva crítica, analisa os óbices enfrentados pelo ensino superior no Brasil e o impacto advindo da contrarreforma. As reflexões revelam que as medidas adotadas desde a década de 1960 e a grande demanda existente no país estimularam o processo de mercantilização deste campo, que se manifesta, sobretudo, através das privatizações e do fomento ao ensino a distância, principalmente a partir da década de 1990. Esta realidade, além de transformar a cultura formativa, reforça a elitização do ensino superior no país, contribuindo para que a educação desapareça como direito social.

Biografia do Autor

Heleni Duarte Dantas de Ávila, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Assistente Social. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – ISC/UFBA (2013). Estágio pós doutoral no programa de Pós Graduação em Política Social da Universidade de Brasília – UNB. Professora Adjunta III do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como docente no curso de Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR).

Jucileide Ferreira do Nascimento , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Assistente Social. Doutora em Política Social pela UnB (2017). Professora Adjunta do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como docente no curso de Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR/UFRB).

Maurício Ferreira Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Cientista Político. Doutor em Ciências Sociais pela UFSCar. Docente Associado do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR) e como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS).

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Publicado
2019-12-03