NEOLIBERALISMO E RESTRIÇÃO DE DIREITOS NO BRASIL: NOTAS SOBRE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO E REFORMA DO ESTADO
Abstract
O artigo apresenta um debate acerca do papel adotado pelo Estado no desenvolvimento da educação como política social. Com base em uma perspectiva crítica, analisa os óbices enfrentados pelo ensino superior no Brasil e o impacto advindo da contrarreforma. As reflexões revelam que as medidas adotadas desde a década de 1960 e a grande demanda existente no país estimularam o processo de mercantilização deste campo, que se manifesta, sobretudo, através das privatizações e do fomento ao ensino a distância, principalmente a partir da década de 1990. Esta realidade, além de transformar a cultura formativa, reforça a elitização do ensino superior no país, contribuindo para que a educação desapareça como direito social.
References
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. RBAAD – Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Volume 10, Agosto, 2011, p. 83-92. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/issue/view/13
BEHRING, Elaine Rosseti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acessado em 28/09/2020.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. I. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.
LAMPERT, Êrnani (Org.). Universidade, docência e globalização. Porto Alegre: Ed. Sulina, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA, Kátia Regina de Souza. Organismos internacionais: o capital em busca de novos campos de exploração. In: NEVES, Lúcia, M. W. O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002.
NAVARRO, V. Neoliberalismo y Estado del bienestar. 2 ed. Barcelona: Ed. Ariel, 1998.
NETTO, José Paulo. Reforma do Estado e impactos no ensino superior. Revista Temporalis: Reforma do Ensino Superior e Serviço Social. Ano 1, n. 1. Brasília: Valci, p. 11-33, 2000.
PEREIRA, Larissa D. Mercantilização do ensino superior, educação a distância e Serviço Social. Katálysis: revista do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, V.2, N.2, p.268-277, Julho/Dezembro de 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/S1414-49802009000200017
SAMPAIO, Helena. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. Revista Ensino Superior UNICAMP. Campinas, 14/10/2011. Disponível em:
SILVA, M.F. e GONZÁLEZ, J.L.C. Democratização ou Desigualdade? As questões étnico-raciais sob a lógica da educação a distância. In SOUZA, D.; SILVA JR, J.; e FLORESTA, M. (Orgs). Educação a distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo, Xamã, 2010. Pgs 175-198.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil. Bragança Paulista: Edusf, 2001.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade brasileira no séc. XXI. São Paulo: Cortez, 2009.
TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).