VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

  • Eduardo Lima Unitins
  • Rosely Tavares de Souza UFPE

Resumo

Com base em nossas experiências, enquanto professores da educação básica e de cursos de formação de professores, construímos esse texto no sentido de provocar reflexão. Defendemos a reflexão da prática docente como um meio de crescimento profissional e de criar uma cultura do ensino mais qualificada. Nossa reflexão parte de dois referenciais teóricos Edward Palmer Thompson, que nos ajuda a compreender as dinâmicas culturais, e Pierre Burdieu, que trabalha com um conceito fundamental no texto de violência simbólica. Partindo dessa fundamentação teórica trazemos nossa experiência com oficinas de análises de livros didáticos de História após as leis 10.639 e 11.645. Finalizamos o texto não com conclusões, mas provocações e reflexões para construção de um modelo educacional inclusivo. 

Biografia do Autor

Eduardo Lima, Unitins

Ex professor da Universidade Federal de Algoas e atualmente professor da Unintins. Com experiêncioa nos cursos de História e Pedagogia.

 

Rosely Tavares de Souza, UFPE
Rosely Tavares (co-autora) Professora do departamento de educação da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado
2016-09-29