DESAFIOS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE COMEÇAR-SE EM LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Dimensão lúdica. Natalidade. Mundo. Experiência de Linguagem. Educação Infantil.

Resumo

Para afirmar a ação educativa na Educação Infantil como ação pedagógica de acompanhar a singular inserção linguageira dos novos que chegam na pluralidade da coexistência mundana o artigo aproxima estudos filosóficos e pensamento pedagógico voltados para o movimento vital de tornar-se operador fabuloso da e na linguagem. As concepções de natalidade e mundanidade em Arendt, de experiência de linguagem em Gadamer e Larrosa e de ludicidade em Huizinga e Fink permitem circundar questões em torno da experiência lúdica de começar-se em linguagem. O lúdico emerge da tensão em realizar escolhas e tomar decisões. Dessa tensão entre corpo e mundo, a alegria surge da expansão nos modos de pensar e agir. Os sentidos filosófico e pedagógico desse movimento se encontram na condição mundana dos novos terem que aprender com os adultos a tornar o mundo inteligível. Essa condição, na experiência vital de começar-se em linguagem, é lúdica.

Biografia do Autor

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em educação, Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Simone Berle, Universidade Federal Fluminense

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação, Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense – Coluni/UFF.

Marcia Vilma Murillo, Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC

Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Professora da Educação Básica na Escola Educar-se.

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Publicado
2021-02-24