DESAFIOS À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE COMEÇAR-SE EM LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Para afirmar a ação educativa na Educação Infantil como ação pedagógica de acompanhar a singular inserção linguageira dos novos que chegam na pluralidade da coexistência mundana o artigo aproxima estudos filosóficos e pensamento pedagógico voltados para o movimento vital de tornar-se operador fabuloso da e na linguagem. As concepções de natalidade e mundanidade em Arendt, de experiência de linguagem em Gadamer e Larrosa e de ludicidade em Huizinga e Fink permitem circundar questões em torno da experiência lúdica de começar-se em linguagem. O lúdico emerge da tensão em realizar escolhas e tomar decisões. Dessa tensão entre corpo e mundo, a alegria surge da expansão nos modos de pensar e agir. Os sentidos filosófico e pedagógico desse movimento se encontram na condição mundana dos novos terem que aprender com os adultos a tornar o mundo inteligível. Essa condição, na experiência vital de começar-se em linguagem, é lúdica.
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