REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL OURO VERDE SOBRE O TRABALHO DOCENTE

  • Janice Firmino Sergio Lubian Escola Estadual Ouro Verde
  • Jandir Firmino Sergio Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rosane Duarte Rosa Seluchinesk Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Educação. Desafios enfrentados. Contexto.

Resumo

A partir dos estudos das Representações Sociais torna-se possível compreender e identificar os diferentes aspectos que envolvem o papel do professor no atual contexto educacional. Com base nesta premissa foi desenvolvido o presente estudo com objetivo de analisar as representações sociais dos professores sobre o trabalho docente, verificar o que pensam sobre seu papel na educação e os principais desafios enfrentados no cotidiano escolar. O estudo foi realizado na Escola Estadual Ouro Verde, tendo como método a pesquisa qualitativa com coleta de dados e levantamento bibliográfico buscando aporte teórico nas ideias e concepções de diferentes autores. Os dados obtidos indicam que para o grupo de professores pesquisado, o papel do professor é o de mediador do conhecimento, e que cabe ao professor promover situações que possam garantir a aprendizagem do aluno. Observou-se que os professores não se sentem valorizados e não estão satisfeitos com suas condições de trabalho atualmente.

Biografia do Autor

Janice Firmino Sergio Lubian, Escola Estadual Ouro Verde

Licenciada em Pedagogia pela UFMT (2004). Especialista em Gestão em Educação Pública pela UFMT (2006). Professora Efetiva da Educação Básica da SEDUC-MT desde 2010.

Jandir Firmino Sergio, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT; Licenciado em História, pela Universidade Estadual de Mato, UNEMAT; Pós- graduado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. 

Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS-UNB e Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado
2019-08-08