ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE O TRATAMENTO DADO À VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO E NA PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: POLÍTICAS E IDEOLOGIAS LÍNGUÍSTICAS

  • Alexandra Nunes Santana Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Livro didático. Ideologias linguísticas. Políticas linguísticas.

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi analisar o tratamento dado à variação linguística da coleção “Português Linguagens”, (CEREJA; MAGALHÃES, 2012) do Ensino Fundamental II, aprovada pelo PNLD 2014 e a prática pedagógica de dois profissionais em relação ao uso do livro didático em sala de aula e ao tratamento dispensado à variação linguística. Para isso, visitamos alguns estudiosos, entre eles, Bagno (2007, 2013, 2014) e Tilio (2006, 2013), para o estudo do livro didático de línguas; Ribeiro da Silva (2013) e Schiffman (1996), para subsidiar a reflexão sobre políticas linguísticas; Woolard (1998), Milroy (2011) e Moita Lopes (2013), para a reflexão sobre ideologias linguísticas. Em relação à linguagem, respaldamo-nos, principalmente, nas postulações do Círculo de Bakhtin. Com base na análise dos livros, nas aulas observadas e na literatura citada neste trabalho, pudemos concluir que a ideologia da padronização está presente nas salas de aulas e que as políticas linguísticas efetuadas pelo/a docente levam a valorização da norma-padrão.

Biografia do Autor

Alexandra Nunes Santana, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009). Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Atualmente é professora de português e espanhol da Secretaria de Estado da Educação Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, escrita, ensino médio, prática de ensino e aprendizagem de língua portuguesa e espanhola.

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Publicado
2019-08-08