DESIGN DO LIVRO INFANTIL COM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA)
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sistematizada das características editoriais da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em livros infantis impressos, com foco nas estruturas simbólicas, na disposição dos elementos gráficos e textuais, e nos aspectos compositivos que influenciam a acessibilidade comunicativa. A pesquisa examina 17 livros voltados ao público infantil, especialmente a crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC). A partir da sistematização dos dados, a fim de proporcionar maior legibilidade e leiturabilidade, e considerando as especificidades cognitivas e comunicativas do público-alvo, propõem-se as seguintes recomendações de design editorial, em quatro grupos temáticos: estrutura do livro (formato, capa, miolo, encadernação); cor e contraste; texto (composição textual, relação entre símbolo e texto, tipografia, posição do texto); e aplicação da CAA (sistema de símbolos, estilo dos símbolos, tamanho dos símbolos, contorno da unidade e cor dos símbolos, fonte da legenda, posição da legenda, quantidade por linha e página e espaçamento).
Referências
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 09 jan. 2024.
CALVÁRIO, Juliana; GIL, Henrique; SOUSA, Célia (2018). Livro adaptado com recurso à Tecnologia Digital: uma aplicação com crianças com NEE. In: Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 13, Cáceres, 13-16 junio: actas. Anais eletrônicos […], Cáceres: AISTI p. 1-5. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/6117/1/Livro%20adaptado%20com%20recurso%20%C3%A0%20Tecnologia%20Digital.pdf. Acesso em: ago 2024.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 1997.
CARDOSO, E. Escrita simples e com símbolos pictográficos de comunicação em museus. In: Seminário Internacional Acessibilidade em Museus e Espaços Culturais: Desafios e Inspirações, 2018, São Paulo. Anais [...]. SESC, São Paulo, 2018.
CARDOSO, Eduardo; MARTINS, Daianne Serafim; KAPLAN, Lúcia. Diretrizes para o desenvolvimento de livros infantis multiformato acessíveis. In: CONGRESSO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2019. p. 3914-3929.
CORSINO, Patrícia. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Literatura: ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 20). p. 192. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 9 dez. 2024.
COSTANTINO, Maria Antonella. Costruire libri e storie con la CAA: Gli IN-book per l'intervento precoce e l'inclusione. Guia - Neurodesenvolvimento. Ed. Erickson. 2012.
FRANCISCATTO, Roberto. SolAssist - Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas acessível e responsiva na promoção da inclusão social de pessoas com deficiência. Porto Alegre, 2017. 197 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/actas/article/view/5743/8643. Acesso em: 05 jun. 2023.
GANZ, Jennifer B.; HONG, Ee Rea; GOODWYN, Fara D. Effectiveness of the PECS Phase III app and choice between the app and traditional PECS among preschoolers with ASD. Research in Autism Spectrum Disorders, [s.l.], v. 7, n. 8, p. 973-983, ago. 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946713000640?via%3Dihub#section-cited-by. Acesso em: 29 jan. 2024.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: SESI-SP, 2018. Título original: Lire l’album.
MENEGAZZI, Douglas; DEBUS, Eliane Santana Dias. O Design da Literatura Infantil: uma investigação do livro ilustrado contemporâneo. Calidoscópio. v. 16, n. 2, p. 273-285, mai/ago 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.09/60746454. Acesso em: out. 2024.
MOREIRA, E. A. et al. Apoiando a Comunicação Suplementar e Alternativa com Tecnologia Computacional Tangível em Storyboard. Revista Brasileira de Informática na Educação, [s.l.], v. 29, p. 414–439, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.414. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2980. Acesso em: 20 dez. 2024.
NIEMEYER, Lucy. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
RODRIGUES V, Borges L, Nascimento MC, Almeida MA. O uso da comunicação suplementar e alternativa como recurso para a interpretação de livros de literatura infantil. Rev. CEFAC, 2016 maio-jun; 18(3):695-703. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/ctkGknQfjGWNFLsDtNp7MJs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jan. 2024.
ROMANI, Elizabeth. Design do livro-objeto infantil. São Paulo, 2011. Dissertação (Mestrado – Área de Concentração: Design e Arquitetura) – FAUUSP. 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-11012012-115004/publico/DISSERTACAO_DESIGN_DO_LIVRO_OBJETO.pdf. Acesso em: set. 2024.
SARTORETTO, Mara Lúcia; BERSCH, Rita. Assistiva: Tecnologia e Educação. Comunicação Aumentativa e Alternativa. 2024. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/ca.html. Acesso em: 4 out. 2024.
SILVA, K. R.; HEIDRICH, R. de O. O design criativo na educação inclusiva: pensando nos deficientes visuais. Actas de Diseño, [s.l.], v. 40, p. 210-218, 2022. Disponível em: https://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/actas/article/view/5743/8643. Acesso em: 5 jun. 2023.
SOUSA, Célia. Cadernos SACAUSEF VI: A Acessibilidade de Recursos Educativos Digitais. [s.l.], 2011.
WORNICOV, Ruth et al. Criança – leitura – livro. São Paulo: Nobel, 1986.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).








