DESIGN DO LIVRO INFANTIL COM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA)
Abstract
Este artigo apresenta uma análise sistematizada das características editoriais da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em livros infantis impressos, com foco nas estruturas simbólicas, na disposição dos elementos gráficos e textuais, e nos aspectos compositivos que influenciam a acessibilidade comunicativa. A pesquisa examina 17 livros voltados ao público infantil, especialmente a crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC). A partir da sistematização dos dados, a fim de proporcionar maior legibilidade e leiturabilidade, e considerando as especificidades cognitivas e comunicativas do público-alvo, propõem-se as seguintes recomendações de design editorial, em quatro grupos temáticos: estrutura do livro (formato, capa, miolo, encadernação); cor e contraste; texto (composição textual, relação entre símbolo e texto, tipografia, posição do texto); e aplicação da CAA (sistema de símbolos, estilo dos símbolos, tamanho dos símbolos, contorno da unidade e cor dos símbolos, fonte da legenda, posição da legenda, quantidade por linha e página e espaçamento).
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