ESCREVIVÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, MATEMÁTICA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Marilya Mariany Carnaval Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
Palavras-chave: Escrevivências. Formação. Experiência. Escrita. Educação.

Resumo

O relato de experiência apresenta escritas de alunas e alunos dos cursos de licenciaturas em Letras, Matemática, Física no Instituto Federal de Educação de Tocantins, campus Palmas, durante as disciplinas da área de pedagogia, contemplando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, Educação e Qualidade. Os textos fazem parte de um exercício de escrevivências sobre suas experiências e vivências dentro e fora do da sala de aula, tendo como perspectiva a formação de professores intelectuais críticos-reflexivos. O desenvolvimento da escrita durante a formação acadêmica faz parte de um processo de formação. A escrita nos cursos de formação de professores pode oportunizar a descoberta ou redescoberta do que se é, do que se quer ser e do que se acredita. Além de promover práticas educacionais que visem reparar a desigualdade, propiciando novas formas de ver o mundo e de organizar a sociedade em que vivemos.

Biografia do Autor

Marilya Mariany Carnaval, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Professora substituta do IFTO- Campus Palmas. Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela PUC-SP. 

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Publicado
2025-06-30
Seção
Relatos de Experiência