ESCREVIVÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS, MATEMÁTICA, FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
O relato de experiência apresenta escritas de alunas e alunos dos cursos de licenciaturas em Letras, Matemática, Física no Instituto Federal de Educação de Tocantins, campus Palmas, durante as disciplinas da área de pedagogia, contemplando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4, Educação e Qualidade. Os textos fazem parte de um exercício de escrevivências sobre suas experiências e vivências dentro e fora do da sala de aula, tendo como perspectiva a formação de professores intelectuais críticos-reflexivos. O desenvolvimento da escrita durante a formação acadêmica faz parte de um processo de formação. A escrita nos cursos de formação de professores pode oportunizar a descoberta ou redescoberta do que se é, do que se quer ser e do que se acredita. Além de promover práticas educacionais que visem reparar a desigualdade, propiciando novas formas de ver o mundo e de organizar a sociedade em que vivemos.
References
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas - Vol. I - Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
D'ÁVILA, Cristina. Didática sensível: contribuições para a didática na educação superior. (Coleção docência em formação: ensino superior). São Paulo: Cortez Editora, 2022
Duarte. Constância Lima. Constância Lima Duarte. Marcas da violência no corpo literário feminino.. DUARTE, Constância Lima; CÔRTES, Cristiane; PEREIRA, Maria do Rosário Alves (Org.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Malê, 2023
Fonseca, Maria Nazareth . Escrevivência: sentidos em construção. DUARTE, Constância Lima; CÔRTES, Cristiane; PEREIRA, Maria do Rosário Alves (Org.). Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Malê, 2023
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2010
Rosa, G. 2001. Grande Sertão: Veredas. 19 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).