TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL EM SALA DE AULA

  • Silvio Nunes da Silva Júnior Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Linguagem. Práticas Sociais. Sala de Aula.

Resumo

Este texto, situado no campo da Linguística Aplicada, propõe uma reflexão sobre o trabalho com temas transversais no ensino e na aprendizagem de língua portuguesa na educação básica. A partir da observação de que o ensino de língua portuguesa é um importante veículo para o desenvolvimento dos alunos nas práticas sociais, depreendo a necessária inscrição de temas sociais para o debate social entre os sujeitos na sala de aula. Nesse sentido, com a baixa exploração dos temas transversais em diversos contextos de ensino e aprendizagem, constatada através de dados orais e escritos oriundos de pesquisas pessoais e de grupo de estudo, trago, aqui, dimensões teóricas e práticas, pontuando alguns subsídios para estabelecer práticas dialogais em sala de aula de língua portuguesa, tomando como gancho temático a desigualdade social.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Linguagens e Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Atualmente é Professor Mestre I do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Tem interesse em pesquisas de Linguística Aplicada no ensino e na formação de professores de língua portuguesa, com ênfase nos seguintes temas: reflexão, produção escrita, produção oral e estudos de letramento.

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Publicado
2019-10-10
Seção
Artigos