LETRAMENTO DOCENTE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO E USO DE APLICATIVO EDUCACIONAL: DIDÁTICAPRO

Palavras-chave: Letramento Docente. Aplicativo Educacional. Propostas Didático-Pedagógicas.

Resumo

Neste artigo, discutimos as amplitudes do letramento docente, no século XXI, em que  o contexto socioeducacional torna os conhecimentos e as habilidades docentes construídos ao longo da formação inicial em nível de licenciatura obsoletos, caso não se faça a constante reformulação da práxis pedagógica com base no contexto social e, ainda, em uma sociedade conectada e inter(agente) por meio das redes sociais sustentadas pelas tecnologias de informação e comunicação.  A questão orientadora da pesquisa destaca “como o uso do aplicativo educacional pode contribuir para o letramento docente”. Nesses tempos atuais  em que a palavra que nos caracteriza é a complexidade, trouxemos, como proposta de contribuição para a elaboração de propostas didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa, o aplicativo educacional DidáticaPro como contributo para o letramento docente. Tivemos como caminho metodológico o design thinking, com as  fases da  descoberta,  ideação, prototipagem e avaliação interativa.  Os resultados demonstram que se pode fazer o letramento docente de forma continuada a partir da interação e da formulação de propostas didático-pedagógicas com autonomia por meio do aplicativo educacional.

Biografia do Autor

Célia Zeri de Oliveira , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Associada – UFPA/ILC/FALE/PPGL. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro. Bolsista Pós-Doutorado CNPQ  2024/2025. 

Jailma Uchoa Bulhões Campos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora Associada – UFPA/ILC/FALE/PPGL. Doutora em Educação e Multimeios pela Universidade de Aveiro.  Líder do Grupo de pesquisas Letramentos, Identidades, Diversidades.

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Publicado
2025-04-23