LETRAMENTO DOCENTE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO E USO DE APLICATIVO EDUCACIONAL: DIDÁTICAPRO
Abstract
Neste artigo, discutimos as amplitudes do letramento docente, no século XXI, em que o contexto socioeducacional torna os conhecimentos e as habilidades docentes construídos ao longo da formação inicial em nível de licenciatura obsoletos, caso não se faça a constante reformulação da práxis pedagógica com base no contexto social e, ainda, em uma sociedade conectada e inter(agente) por meio das redes sociais sustentadas pelas tecnologias de informação e comunicação. A questão orientadora da pesquisa destaca “como o uso do aplicativo educacional pode contribuir para o letramento docente”. Nesses tempos atuais em que a palavra que nos caracteriza é a complexidade, trouxemos, como proposta de contribuição para a elaboração de propostas didático-pedagógicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa, o aplicativo educacional DidáticaPro como contributo para o letramento docente. Tivemos como caminho metodológico o design thinking, com as fases da descoberta, ideação, prototipagem e avaliação interativa. Os resultados demonstram que se pode fazer o letramento docente de forma continuada a partir da interação e da formulação de propostas didático-pedagógicas com autonomia por meio do aplicativo educacional.
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